22.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioCirurgia GeralConfira algumas dicas de questões sobre Pré-Cirurgia para provas de Residência 

Confira algumas dicas de questões sobre Pré-Cirurgia para provas de Residência 

A avaliação pré-operatória serve para identificar fatores de risco e possíveis alterações clínicas que prejudiquem o ato cirúrgico e tragam um maior risco para o paciente que será submetido a uma cirurgia. Ela é um tema muito extenso e com muitos detalhes, porém é bastante cobrado nas provas de residência em cirurgia. Por isso, devemos saber algumas dicas de como responder as questões sobre ela.

Como são cobradas?

Como tratamos de uma temática muito ampla, algumas questões são mais específicas quanto aos cuidados que devemos ter com os pacientes, como no exemplo abaixo:

Santa Casa da Misericórdia de São Paulo – 2020 
01) Acerca dos cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia bariátrica, assinale a alternativa CORRETA.

a) Deve-se ofertar bebida contendo carboidratos e proteínas seis horas antes da cirurgia e cefazolina 2 g profilática, considerar suspender a hidratação endovenosa no primeiro dia de pós-operatório, analgesia sem opioide, antiemético e procinético endovenoso de horário.

b) Deve-se ofertar líquidos claros seis horas antes da cirurgia e cefazolina 2 g profilática, hidratação 50 mL/kg endovenosa no primeiro dia de pós-operatório, analgesia sem opioide, antiemético e procinético endovenoso de horário.

c) O paciente deverá fazer jejum de oito horas antes da cirurgia, deve-se ofertar cefazolina 2 g endovenosa de oito em oito horas enquanto estiver internado, hidratação 30 mL/kg endovenosa no primeiro dia de pós-operatório, analgesia com opioide, antiemético e procinético endovenoso se necessário.

d) Deve-se ofertar bebida contendo carboidratos e proteínas quatro horas antes da cirurgia e cefazolina 2 g profilática, considerar suspender a hidratação endovenosa no primeiro dia de pós-operatório, analgesia sem opioide, antiemético e procinético via oral de horário.

e) Deve-se ofertar bebida contendo carboidratos e proteínas ou líquidos claros oito horas antes da cirurgia e cefazolina 2 g profilática, considerar suspender a hidratação endovenosa ou hidratar com 50 mL/kg no primeiro dia de pós-operatório, analgesia sem opioide, antiemético e procinético endovenoso se necessário.

Como vimos, essa questão trata especificamente da cirurgia bariátrica, para a qual precisamos saber o protocolo ACERTO, que compreende diretrizes para o cuidado multimodal perioperatório com o objetivo de obter recuperação precoce mantendo função orgânica pré-operatória e reduzindo o estresse cirúrgico. Com as indicações do protocolo, conseguimos achar o gabarito da questão como LETRA A, já que a oferta de bebidas de carboidratos e proteínas até 2h pré-cirurgia é indicado e a hidratação venosa deve ser suspensa no primeiro dia pós-operação. A letra B é anulada pois a taxa de hidratação é de peso +40 ml/h. A alternativa C também tem hidratação em taxa errada e o jejum deve ser mínimo (2h para líquidos e 6h para sólidos). A letra D está errada devido ao tempo de jejum, como na outra opção. Por fim, a E pode ser eliminada pelo tempo mínimo de oferta de bebidas de carboidrato e pela taxa de hidratação incorretas. 

Outras questões são mais gerais,  apesar de cobrarem detalhes ou pedirem a alternativa errada, como a questão abaixo:

MG – Processo Seletivo Unificado – PSU MG 2019
02)  Em relação à avaliação clínica pré-operatória, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Pela história clínica, é possível obter informações sobre a capacidade funcional do paciente, indagando- se sobre as limitações físicas diárias para se decidir sobre exames.

b) Atualmente é considerado seguro o uso de resultados de exames complementares pré-operatórios inalterados, desde que realizados nos últimos 12 meses, não havendo necessidade de se repetir em nenhum deles.

c) Em pacientes em uso de digoxina, justifica- se a realização pré- operatória de eletrocardiograma e dosagem de ureia, creatinina e de eletrólitos.

d) Pacientes com menos de 40 anos, assintomáticos e sem comorbidades clinicamente (ASA1) que vão ser submetidos a cirurgias minimamente complexas e/ou minimamente invasivas não necessitam de exame complementar de rotina.

Depois de uma boa anamnese e bom exame físico, podemos classificar o doente (por meio de escalas como ASA,Karnofsky e ECOG) e o melhor procedimento (com diversos graus de complexidade). Com isso, podemos decidir, em conjunto com o anestesista e com o paciente, o que vamos fazer. Analisando as questões, vemos que a única alternativa falsa é a A, pois essa alternativa fala que qualquer paciente, em qualquer procedimento, com exames com 12 meses podem ser alterados. 

Além disso, muitas questões cobram os conceitos básicos dos procedimentos pré-operatórios, como a questão abaixo:

SP – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – 2021
03) Os princípios de pré-operatório e avaliação do paciente cirúrgico são essenciais para o sucesso do ato cirúrgico. Sendo assim, assinale a alternativa correta:

a) A tricotomia deverá ser feita no quarto, antes de o paciente ser levado ao centro cirúrgico.

b) O paciente deverá ter, no mínimo, 8h de jejum, inclusive para água (não devendo, assim, tomar os medicamentos de uso contínuo, como, por exemplo, os anti-hipertensivos).

c) O uso de estrogênio tem sido associado a um aumento do risco de tromboembolismo e, provavelmente, deverá ser interrompido por um período de quatro semanas anteriormente à operação.

d) Não é necessário suspender nenhum dos seguintes medicamentos herbáceos: alho, ginseng, ginkgo biloba e valeriana.

d) A preparação mecânica do intestino com antibióticos orais traz benefícios e diminui o risco de infecção pós-operatória.

Para essa questão, também usamos o protocolo ACERTO, que nos orienta quanto às diretrizes pré, operatória e pós. Como nosso foco é o pré-operatório, vamos analisar as alternativas embasadas nesse protocolo. A alternativa A está incorreta, pois a tricotomia é realizada em até 2h antes da cirurgia fora do sítio cirúrgico. A alternativa B também pode ser eliminada, pois até 2h antes, o paciente pode consumir líquidos claros. A alternativa C está correta e, por isso, é nosso gabarito. O item D não está certo, já que é sim necessário suspender todos os medicamentos. Por fim, a letra E pode ser excluída, pois o preparo intestinal não é feito com antibióticos pois aumenta o risco de infecções por cepas resistentes.  

Conquiste a aprovação

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2024/2025!

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 3° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS