
Uma pesquisa realizada no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) apresentou resultados positivos para o tratamento de reversão de câncer que não mata células cancerígenas. Entenda melhor sobre o estudo!
Tratamento de reversão do câncer
No dia 5 de fevereiro de 2025, o instituto anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia fundamental para o tratamento do câncer, realizada pela equipe do Departamento de Engenharia Biológica e Cerebral do Professor Kwang-Hyun Cho.
A pesquisa consiste em capturar o fenômeno de transição crítica no momento em que células normais se transformam em células cancerígenas e analisá-lo para descobrir uma mudança molecular que pode reverter células cancerígenas de volta para células normais.
Uma transição crítica é um fenômeno no qual uma mudança repentina de estado ocorre em um ponto específico no tempo. Neste caso, é quando células normais se transformam em células cancerígenas em um ponto específico no tempo devido ao acúmulo de mudanças genéticas e epigenéticas.
No entanto, a equipe do Professor Kwang-Hyun Cho descobriu que células normais podem entrar em um estado de transição crítico instável, onde células saudáveis e cancerosas coexistem brevemente antes de se converterem em células malignas durante o processo de tumorigênese. A equipe utilizou um método de biologia de sistemas para desenvolver uma tecnologia que identifica interruptores moleculares que revertem o processo de cancerização. E então, aplicaram este metódo em células de câncer colorretal e confirmaram, após experimentos, que as células cancerígenas podem recuperar as características de células normais.
"Descobrimos um interruptor molecular que pode reverter o destino das células cancerígenas de volta ao estado normal ao capturar o momento de transição crítica logo antes de as células normais serem transformadas em um estado cancerígeno irreversível", comenta o professor da equipe.

Seja um MedCofer!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.