O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é uma associação científica e cultural de médicos oftalmologistas. Também é a principal entidade representativa da especialidade no Brasil e tem como missão a promoção da saúde visual e ocular da população. Quer saber mais sobre? Então confira nosso post!
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Em atividade desde 1941, o CBO possui 13.089 médicos associados. Sua sede fica em São Paulo e é administrado por uma diretoria executiva composta por cinco oftalmologistas eleitos por seus membros. O mandato tem a duração de dois anos.
Além disso, o CBO é filiado à AMB (Associação Médica Brasileira) à APAO (Associação Pan-Americana de Oftalmologia) e ao International Council of Ophthalmology (ICO). Para que assim consiga fazer com que sua atuação se expanda e traga mais possibilidades, inclusive de aprendizado internacional, para os médicos cadastrados.
CBO na pandemia da Covid-19
Ainda, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia se tornou referência no atendimento à distância e teleorientação em saúde ocular, devido a pandemia da Covid-19. Pensando nisso, o CBO lançou o aplicativo “Brasil que enxerga”, para direcionar pacientes a serem atendidos por oftalmologistas associados de todo o país.
Serviços do CBO
Os serviços do conselho são ações direcionadas para o ensino, educação continuada e defesa profissional. Ainda, o CBO oferece alguns kits de orientações aos pacientes.
Ademais, o conselho também realiza publicações importantes para a área de Oftalmologia, como as revistas acadêmicas Veja Bem, E-Oftalmo e Jota Zero, além de outros jornais e artigos nacionais e internacionais.
Como associar-se ao CBO
Para fazer parte do Conselho, é necessário cadastrar-se no banco de dados da sociedade e realizar o pagamento da anuidade do plano vigente. Além disso, é extremamente importante preencher as informações corretamente, pois, posteriormente, seu nome é colocado na lista do serviço “Procure seu Oftalmologista”.
Título de especialista no CBO
Além de todos os serviços e eventos citados anteriormente, o CBO também concede o título de especialista aos graduados em Medicina com 6 anos de serviço comprovados ou que concluíram a pós-graduação em Oftalmologia. Para isso, é necessário prestar a Prova Nacional de Oftalmologia, realizada todo ano. A lista de aprovações é divulgada no site da instituição. Após isso, é preciso solicitar a confecção do título de especialista em Oftalmologia.
Prepare-se conosco!
Quer se preparar para as provas de residência médica de 2025? Então prepare-se com o Grupo MedCof e confira o vídeo para saber mais sobre a especialidade de oftalmologia!