No dia 27 de julho celebra-se o Dia Nacional de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que haja o diagnóstico de cerca de 40 mil novos casos para este ano, fazendo com que esta neoplasia se torne a quinta mais incidente no país.
Leia abaixo
Dito isso, o mês Julho Verde surge com a proposta de trazer a importância do diagnóstico precoce e de maiores discussões sobre o assunto, seja do público em geral como também da classe médica. Sendo assim, leia este texto na íntegra e saiba mais sobre a doença e suas formas de prevenção!
Câncer de Cabeça e Pescoço
O Câncer de Cabeça e Pescoço recebe esta denominação devido as áreas em que os tumores são localizados, podendo ser nomeados especificadamente como:
- Câncer da Cavidade Oral: acometendo os lábios, gengiva, o céu da boca e a língua
- Câncer de Faringe: região da garganta (alimentação e respiração)
- Câncer de Laringe: região da garganta (cordas vocais)
- Câncer de Tireoide: glândula responsável pela produção de hormônios que regulam as funções do cérebro, fígado, rins e coração.
Além destas regiões citadas, o Câncer de cabeça e Pescoço também pode abranger os seios da face, glândulas salivares e linfonodos que se localizam no pescoço.
Câncer de Cabeça e Pescoço: Fatores de Risco
Embora o desenvolvimento do Câncer de Cabeça e Pescoço possa ter diversas origens, podemos citar alguns fatores de risco que intensificam o seu aparecimento. Entre eles são:
- Tabagismo: O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer e que já virou alvo de diversas campanhas para o desestímulo do consumo é o tabagismo. Assim, o ato de fumar cigarros, charutos, narguilés e cachimbos pode corroborar para a aparecimento de neoplasias deste tipo.
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: Juntamente com o tabagismo, o consumo de bebidas de alcoólicas pode aumentar o risco de desenvolvimento de diversos tipo de câncer.
- Infecções por HPV: O hábito de fazer sexo oral desprotegido pode provocar a infecção por HPV (papilomavírus), através de lesões na região que podem evoluir para o câncer.
- Má higiene bucal: Lesões, feridas e próteses dentárias mal encaixadas podem favorecer o desenvolvimento do câncer.
- Exposição à toxinas: Funcionários de indústrias e que são expostas à substâncias como amianto, níquel e pó de madeira tem o risco aumentado.
- Exposição à radiação: Infelizmente, durante o tratamento de outros tipo de câncer, pode-se aumentar o desenvolvimento do Câncer de Cabeça e pescoço.
Sinais e sintomas
Um os principais sinais do Câncer de Cabeça e Pescoço é o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas na boca e nódulos na região do pescoço. Além disso, também pode-se observar:
- Feridas persistentes na boca
- Rouquidão/Alteração na voz por mais de duas semanas
- Tosse persistente
Esses sintomas podem consequentemente trazer dores em regiões como:
- Garganta
- Ouvido
- Cabeça
- Bem como a dificuldade e dor para mastigar, engolir e respirar
Sendo assim, por ter sinais e sintomas que podem estar correlacionados com outros tipos de doenças, verifica-se a necessidade do diagnóstico precoce que pode ser feito pelo médico sem o uso de equipamentos e que também pode aumentar a chance de cura para até 90%.
Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
As principais formas de prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço é evitar os fatores de risco citados acima:
- Não fumar: Seja cigarros e derivados, ou até mesmo seus meios eletrônicos;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Ter uma uma higiene bucal
- Evitar se expor à toxinas e radiação
- Não fazer sexo oral desprotegido
Para além da adoção destas medidas, destaca-se a importância de investigar possíveis lesões e manchas. Desse modo, o individuo que notar estes sintomas e sinais, deve procurar urgentemente um especialista. Ademais, médicos especialistas e cirurgiões-dentistas devem solicitar os exames necessários caso haja suspeita da doença.
Diagnóstico do Câncer de Cabeça e Pescoço
Para confirmação de uma suspeita de câncer, o especialista pode requisitar biópsias do material encontrado. Também pode haver solicitação de exames complementares como ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e PET-TC (Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons).
Tratamento
Infelizmente, um fato agravante do Câncer de cabeça e Pescoço é o alto fator de mutilação contido em grande parte das formas de tratamento, ainda mais em casos mais avançados da doença. Desse modo, as formas de tratamento podem variar a depender da região e grau da neoplasia, mas em geral existem três formas:
- Cirurgia: o método cirúrgico mais comum que possibilita a remoção das células cancerígenas. Em tumores de tireoide e da cavidade oral, ainda pode-se realizar cirurgias robóticas e endoscópicas, que permitem maior precisão e melhor recuperação do paciente.
- Radioterapia: complemento a cirurgia caso não consiga-se abranger toda a região atingida. Esta forma de tratamento também pode auxiliar na diminuição dos sintomas.
- Quimioterapia e Imunoterapia: Eliminam ou impedem a multiplicação das células cancerígenas e podem ser implementadas antes ou após a cirurgia.
Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço
Este é o 9º ano de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço, com uma maior divulgação sobre a doença espera-se que o diagnóstico e tratamento precoce possibilite que um número maior de pessoas sejam curadas e tenha uma melhor qualidade de vida.
Dessa forma, para falar mais sobre este assunto, o segundo episódio do podcast Papo de Cirurgião trouxe o Dr. Dorival de Calucci Jr., Cirurgião de Cabeça e Pescoço do HCFMUSP e Diretor de Comunicação e Marketing da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Confira esta conversa e saiba ainda mais informações sobre a doença. Esta discussão poderá te ajudar caso esteja se preparando par as provas de residência médica deste ano.
https://youtu.be/4I2rn3igFiA
Conquiste a aprovação!
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023!
HIIT MedCof
Mas, se você é novo por aqui, que tal conferir a Semana HIIT? Este foi um evento 100% gratuito e online que te permitirá conhecer um pouco do nosso método de ensino que te passa todo conteúdo cobrado nas provas em apenas 12 semanas!
Todas as aulas já estão disponíveis no nosso canal do Youtube, assim você poderá conhecer um pouco do que o nosso curso intensivo para residência médica pode te oferecer. Veja o que alguns dos nossos aprovados têm a dizer sobre a experiência deles com o Grupo MedCof.