A diabetes na gestação é uma condição que merece atenção especial, pois aumenta o risco de trazer complicações tanto para a mãe quanto para o feto.
Neste post, apresentaremos um resumo detalhado sobre as complicações maternas e fetais associadas ao diabetes na gestação
Complicações Maternas
Distúrbios hipertensivos
A hiperglicemia pode aumentar o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia, ou seja, uma condição caracterizada por hipertensão arterial e presença de proteínas na urina.
A pré-eclâmpsia pode levar a complicações graves para a mãe, como eclâmpsia e síndrome HELLP, assim aumentando o risco de desfechos maternofetais negativos.
Polidrâmnio
O DMG é um dos principais fatores relacionados à polidrâmnia, devido a hiperglicemia fetal, gerando poliúria, levando, portanto, ao aumento de produção de líquido amniótico, com o ILA ≥ 24 cm ou maior bolsão ≥ 8 cm.
Cetoacidose
Devido ao quadro de descompensação do metabolismo, as gestantes com diabetes (seja gestacional ou prévio) possuem risco aumentado de evoluir com cetoacidose diabética, tríade composta por hiperglicemia, hipercetonemia e acidose metabólica.
Infecção do trato urinário
A hiperglicemia pode favorecer o crescimento de bactérias na urina, aumentando o risco de infecções urinárias recorrentes, que podem ser prejudiciais para a saúde da gestante, além disso aumentando o risco de pielonefrite, sepse, trabalho de parto prematuro e abortamento.
Complicações Fetais
Macrossomia
Bebês de mães com hiperglicemia durante a gestação têm maior probabilidade de desenvolver macrossomia, ou seja, um crescimento excessivo do feto devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue da mãe. A macrossomia pode dificultar o parto e aumentar o risco de lesões no bebê durante o nascimento.
Abortamento/ Morte súbita
O diabetes na gestação gera um desequilíbrio metabólico e hormonal, aumentando a inflamação local alteração da circulação placentária, o que pode comprometer o fornecimento de oxigênio e nutrientes para o feto, aumentando o risco de abortamento e morte súbita fetal.
Hipoglicemia neonatal
Bebês nascidos de mães com hiperglicemia podem apresentar hipoglicemia neonatal.
A hipoglicemia pode ser uma complicação séria e requer monitoramento cuidadoso e tratamento adequado, fique atento para os sinais de alerta:
- Hipotonia;
- Sonolência excessiva;
- Sucção inefetiva;
Tratamento adequado
A hiperglicemia durante a gestação pode trazer complicações significativas tanto para a mãe quanto para o bebê.
É fundamental que as gestantes com hiperglicemia durante a gestação recebam um acompanhamento médico adequado para prevenir e tratar essas complicações. O cuidado interdisciplinar e a adoção de medidas preventivas são essenciais para garantir uma gestação saudável e o bem-estar materno-infantil.
Sendo assim, ao seguir as orientações médicas e realizar um tratamento adequado, podemos assegurar uma gestação tranquila e um futuro saudável para o bebê.
O método que te aprova
Para garantir a aprovação na residência dos seus sonhos, conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo nossa aula completa sobre o assunto!