15.6 C
São Paulo
terça-feira, 17 setembro
InícioPediatriaDicas para Residência em Pediatria: alimentação infantil

Dicas para Residência em Pediatria: alimentação infantil

Nós sabemos que vocês, futuros residentes, como todo bom profissional de saúde, dominam as indicações alimentares para manter a saúde das crianças. Porém, precisamos explorar detalhes sobre alimentação complementar e alimentação das crianças que não foram amamentadas. 

Alimentação complementar 

Até 1 ano

Esse modelo de nutrição deve iniciar aos 6 meses, mantendo a amamentação complementar por pelo menos  2 anos. Ela é composta por frutas e papas na refeição principal. Nos primeiros seis meses, deve ser alimentado por 2 lanches (por fruta) com 1 refeição por dia. Nos 7 a 8 meses, devem ser alimentados por 2 lanches (de fruta) com 2 refeições por dia.  

No prato, devemos separar pelo menos 1 alimento de cada grupo:

  • 1 cereal ou tubérculo ( como arroz, batata e macarrão)
  • 1 leguminosa (feijão, lentilha, grão de bico) 
  • 1 proteína animal (carne, ovo, peixe) 
  • 1 hortaliça (legumes e verduras)

Além disso, é importante citar que devemos adicionar uma fonte de gordura no preparo ou no prato (como óleo vegetal ou azeite) e que uma fruta como sobremesa é opcional e bem vinda! 

De forma geral, devemos sempre indicar a oferta de água, recomendar a não adição de sal até 1 ano, indicar a não oferta de açúcar e mel até 2 anos, os alimentos potencialmente alergênicos devem ser introduzidos na janela imunológica (logo no início da introdução para reduzir risco de alergia), recomendar evitar sucos (priorizar a fruta), indicar separar os alimentos no prato (para a criança ter noção do sabor de cada um), referenciar consistência macia (próximo a um ano a consistência deve ser igual a da família) sem processar os alimentos e não recomendar ultraprocessados.

Até 2 anos

Nessa idade, a alimentação da criança deve se dividir em café da manhã e lanche da tarde composto de leite materno e fruta com almoço e janta semelhantes ao da família. Em relação às recomendações gerais, podemos citar o mínimo de sal possível, evitar sucos (no máximo 120 ml natural e sem açúcar acompanhando refeições ou lanches) e não oferecer ultraprocessados. 

A partir de 2 anos

Nessa idade deve continuar evitando suco (com as mesmas indicações anteriores), o mínimo de sal e evitar ultraprocessados. No entanto, alimentos com açúcar podem ser incluídos eventualmente, mas não devemos indicar a adição de açúcar em alimentos. 

Vamos lembrar alguns exemplos de cada tipo de alimento:

  • Alimentos in natura ou minimamente processados: arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, carnes e ovos;
  • Alimentos processados: carne seca, frutas em calda, queijos, pães;
  • Alimentos ultraprocessados: refrigerante, salgadinho, macarrão instantâneo, salsicha, nuggets (apresentam excesso de calorias, sal, açúcar, gordura e aditivos).

12 Passos da alimentação saudável 

Vamos apresentar uma tabelinha com os ponto chaves para uma correta nutrição conforme o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos:

PassoIndicação
1Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente LM até 6 meses.
2Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do LM, a partir dos 6 meses.
3Oferecer água, ao invés de sucos, refrigerantes, bebidas açucaradas.
4Oferecer comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do LM.
5Não oferecer açúcar nem produtos preparados com açúcar até 2 anos.
6Não oferecer ultraprocessados.
7Cozinhar a mesma comida para a criança e a família
8Zelar para que a hora da alimentação seja um momento de experiência positiva, aprendizado e afeto junto da família
9Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade e conversar durante refeição
10Cuidar da higiene da alimentação.
11Oferecer alimentação saudável também fora de casa.
12Proteger a criança da publicidade de alimentos.

Alimentação complementar da criança não amamentada

Nesse caso, os responsáveis tem que tomar algumas precauções: 

Até 6 meses

A criança é alimentada com a fórmula infantil de partida e deve-se evitar ao máximo leite de vaca integral (se necessário, diluir ⅔ de leite com ⅓ de água fervida e 1 colher de chá de óleo para cada 100 ml.

A partir de 6 meses

Nessa fase utiliza-se a fórmula infantil de seguimento. Conforme indicações da MS (Guia Alimentar), se a criança estiver recebendo LV integral, pode iniciar a introdução com 4 meses, e receber fórmula ela inicia com 5 meses e pode receber LV a partir de 9 meses. 

Observação: De acordo com a OMS, a IA deve sempre iniciar aos 6 meses. Até lá, usa-se a fórmula de partida, entre 6 e 12 a fórmula de seguimento ou leite de vaca e após 12 meses o leite de vaca. 

Primeiros Mil Dias

Essa faixa inclui a gestação e os primeiros 2 anos de vida! Ela representa a janela de oportunidade que impacta na vida adulta saudável, pois, no tocante a alimentação, é um período primordial para prevenir a desnutrição materno-infantil. Uma boa nutrição nessa fase impacta em melhora da estatura final, redução das doenças crônicas degenerativas e DNPM adequado. 

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS