A dissecção aórtica é uma condição potencialmente fatal caracterizada pela ruptura da parede aórtica, levando à criação de um falso lúmen. Assim, o reconhecimento imediato e o manejo da dissecção aórtica são cruciais para otimizar os resultados do paciente.
Portanto, neste post vamos te ajudar a ter domínio sobre os principais pontos da dissecção aórtica.
Confira a seguir
Dissecção Aórtica: Definição
A dissecção da aorta (DA) é uma condição clínica grave, que envolve a formação de um lúmen falso dentro da parede da aorta devido a uma ruptura da camada íntima da aorta, Valva Aórtica Bicúspide, Doenças Inflamatórias da Aorta (arterite sifilítica ou de Takayasu), Síndrome de Turner.
Fatores de Risco
Dentre os principais fatores de risco podemos citar a Hipertensão Arterial (presente em 70% dos casos), Tabagismo, Doenças do colágeno (Marfan e Ehlers-Danlos, que alteram a estrutura da aorta, deixando-a muito mais frágil, e suscetível a DA)
Dissecção Aórtica: Quadro Clínico
O quadro clínico geralmente inicia de forma abrupta e aguda, com uma dor excruciante , referida como “em rasgo” ou “afiada”.
Outros sintomas que podem estar associados são:
- Náusea, vômito, sudorese;
- Síncope: tamponamento cardíaco (dissecção para o pericárdio), interrupção transitória do fluxo sanguíneo para a vasculatura cerebral (dissecção de carótidas), hipovolemia (rotura), tônus vagal excessivo, arritmias;
- Sintomas neurológicos;
Dissecção Aórtica: Exame Físico
Na ausculta cardíaca pode-se ouvir um sopro de insuficiência aórtica, e observar hipertensão refratária ou hipotensão, geralmente como consequência de um tamponamento cardíaco ou hipovolemia (devido a rotura).
Além disso, um sinal indicativo de DA é o valor de ≥20 mmHg de diferença na Pressão Arterial Sistólica dos membros superiores.
Atenção: É um sinal de baixa sensibilidade, mas quando está presente é muito específico.
Manejo
Escore de Risco: ADD-RS
O Escore ADD-RS é um escore utilizado para avaliar o risco do paciente ter dissecção aórtica, levando em consideração 3 parâmetros (Fatores de Risco, Característica da dor torácica e Exame Físico). Como você pode observar abaixo:
Diagnóstico definitivo
O diagnóstico definitivo pode ser dado pela Angiotomografia de aorta total ou por Ecocardiograma (preferencialmente transesofágico). A escolha entre um ou outro método vai depender da estabilidade clínica do paciente, pois se ele apresentar algum sinal de instabilidade, o ecocardiograma deve ser escolhido como método diagnóstico.
E quais são os sinais de instabilidade de um paciente com DA?
- Dor torácica;
- Hipotensão;
- Alteração do Nível de Consciência;
Conquiste a aprovação!
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023!
HIIT MedCof
Mas, se você é novo por aqui, que tal conferir na Semana HIIT? Este foi um evento 100% gratuito e online que te permitirá conhecer um pouco do nosso método de ensino que te passa todo conteúdo cobrado nas provas em apenas 12 semanas! Todas as aulas já estão disponíveis no nosso canal do Youtube, assim você poderá conhecer um pouco do que o nosso curso intensivo para residência médica pode te oferecer. Veja o que alguns tem a dizer sobre a experiência deles com o Grupo MedCof.