DMG: definição, rastreamento e diagnóstico.

diabetes-mellitus-gestacional

Conheça e saiba tudo sobre a DMG, uma condição que merece muita atenção e cuidado no período gestacional.

Sumário

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma condição caracterizada pelo aumento dos níveis glicêmicos durante a gravidez. Essa condição merece atenção especial durante o pré-natal, pois pode ter impactos significativos na saúde da mãe e do bebê.

Neste post, abordaremos a epidemiologia do DMG, os fatores de risco associados, sua definição e a importância do rastreamento precoce para um cuidado adequado durante a gestação.

Introdução

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma complicação comum da gravidez, afetando uma parcela significativa das gestantes em todo o mundo. De acordo com estudos epidemiológicos, a prevalência do DMG varia entre 1% e 18%, dependendo da população estudada e dos critérios de diagnóstico utilizados.

Essa condição está associada a uma série de complicações obstétricas e neonatais, como macrossomia fetal, parto prematuro, pré-eclâmpsia e risco aumentado de desenvolvimento de diabetes tipo 2 tanto na mãe quanto no filho.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco estão associados a um maior risco de desenvolvimento do DMG durante a gestação. Esses fatores incluem:

  • Idade materna avançada;
  • IMC elevado antes da gravidez;
  • História prévia de DMG;
  • História familiar de diabetes;
  • Ganho de peso excessivo durante a gestação;
  • Histórico de bebês com peso acima do esperado em gestações anteriores;
  • Óbito fetal sem causa determinada;

Definição

O DMG é definido como a intolerância à glicose que se inicia ou é identificada pela primeira vez durante a gestação.

É importante ressaltar que o DMG difere do diabetes tipo 1 ou tipo 2, pois geralmente ocorre devido às alterações hormonais e metabólicas específicas da gravidez, que podem levar a um aumento da resistência à insulina e à incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente para compensar essa resistência, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.

Rastreamento

As diretrizes brasileiras recomendam que todas as gestantes realizem uma dosagem da glicemia de jejum nas primeiras 20 semanas de gravidez, seguido do teste de triagem de tolerância à glicose entre as semanas 24 e 28 de gestação.

Diagnóstico

O diagnóstico vai ser dado a partir da evidência de alteração dos testes aplicados como podemos ver no fluxograma abaixo.

DMG: definição, rastreamento e diagnóstico.
Fonte: OPAS, 2017.

💡 PRESTE ATENÇÃO! Em alguns casos pode ser feito o diagnóstico de Diabetes Mellitus prévio, só que diagnosticado durante a gestação, conhecido como Overt Diabetes, presente se:

  • Glicemia de Jejum ≥ 126 antes das 20 semanas;
  • Glicemia ≥ 200 na segunda hora do TOTG;

 

O diabetes mellitus gestacional é uma condição que merece atenção especial durante a gestação, devido aos seus potenciais impactos na saúde da mãe e do bebê. O rastreamento precoce do DMG é essencial para identificar as gestantes em risco e garantir a implementação de estratégias de manejo adequadas para reduzir complicações e promover uma gestação saudável.

📝 Como cai na prova? HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FAMEMA (2023) Gestante com 88 kg, Ill gesta e ll para, teve 1 natimorto com 4250 g e 1 RN com 3200 g. Iniciou pré-natal com 8 semanas. Nos exames de rotina, a glicemia veio com valor de 101 mg/dL. Frente a esse quadro descrito, é correto

A) Pedir TTGO ainda no primeiro trimestre diante do alto risco de diabetes gestacional pelo sobrepeso e história obstétrica
B) Já se afirmar que se trata deuma diabética gestacional
C) Pedir TTGO entre 24 e 28semanas, seguindo o protocolo de diabetes gestacional
D) Repetir a glicemia de jejum para se fazer diagnóstico, pois um valor somente não fecha critério diagnóstico na gestação


Gabarito: Letra B.

 

O método que te aprova

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Sendo assim, confira abaixo o episódio do nosso podcast papo de aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: