18.8 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioEmergênciasDoença da Arranhadura do Gato

Doença da Arranhadura do Gato

doença arranhadura gato, doenca arranhadura do gato, arranhadura do gato, doença de arranhadura do gato

Doença da Arranhadura do Gato: Tudo o que você precisa saber para conduzir na emergência.

Veja a seguir

Uma das ocorrências frequentes nos Prontos-Socorros do nosso país, especialmente se você está no plantão da pediatria, é a queixa de arranhaduras ou mordeduras de felinos.

Doença da Arranhadura do Gato: Introdução

A Doença da Arranhadura do Gato (também conhecida como Linforreticulose de inoculação ou benigna, Linfadenite regional bacteriana ou Febre da arranhadura do gato) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bartonella henselae.

 

Sendo assim, ela afeta principalmente indivíduos arranhados, mordidos ou lambidos por gatos. Desse modo, a DAG é uma infecção zoonótica comum em todo o mundo, e entender sua etiologia, manifestação clínica, diagnóstico, tratamento, prevenção e profilaxia é crucial para o manejo eficaz.

Microbiologia

A ocorrência da DAG se deve à bactéria Gram-negativa Bartonella henselae, encontrada principalmente em gatos. Dessa forma, a transmissão da bactéria aos humanos acontece através de arranhões ou mordidas de gatos infectados ou pelo contato com sua saliva. Assim, uma vez dentro do corpo humano, a bactéria pode se localizar nos gânglios linfáticos, levando às manifestações clínicas características da DCG.


Semana HIIT MedCof, aulas grupo medcof, medcof, aulas medcof, medcof qbank, gupo medcof

Manifestações clínicas

Ademais, as manifestações clínicas da DAG podem variar amplamente, geralmente aparecem após 2-4 semanas de contato (arranhadura ou mordida) com o gato.

 

 

Desse modo, em 2/3 dos casos há uma história de uma pápula ou pústula localizada no local do arranhão ou mordida do gato, em um momento inicial. Isso pode ser seguido por linfadenopatia regional dolorosa, ocorrendo tipicamente uma a três semanas após a lesão inicial.

Fonte: Uptodate, 2023

Os linfonodos afetados ficam aumentados, sensíveis e podem supurar (minoria dos casos), as cadeias mais afetadas são axilar, cervical e inguinal.

Fonte: Uptodate, 2023

Além disso, outros sintomas podem incluir febre, fadiga, dor de cabeça e mal-estar. Entretanto, em casos raros, podem ocorrer complicações como envolvimento neurológico, hepatoesplenomegalia ou manifestações oculares ( Síndrome óculo-glandular de Parinaud).

 

Em pacientes imunocomprometidos, a linfadenite pode persistir por algumas semanas e involuir espontaneamente.

Doença da Arranhadura do Gato: Diagnóstico

O diagnóstico é eminentemente clínico! Para pacientes que apresentem as manifestações clínicas associado ao contato prévio com gatos, o diagnóstico pode ser estabelecido.

 

 

Deve-se considerar em casos de linfadenite crônica a análise histológica do linfonodo. Alguns testes sorológicos e de PCR podem identificar a Bartonella henselae, mas são poucos disponíveis em nosso meio.

Tratamento

Dessa forma, maioria dos casos, a DAG é uma doença autolimitada que se resolve espontaneamente sem tratamento específico. No entanto, em casos graves ou complicados, a antibioticoterapia pode ser necessária.

 

 

Portanto, no tratamento da DAG, costuma-se utilizar antibióticos como azitromicina e doxiciclina. A duração do tratamento depende da gravidade da doença e da presença de complicações, mas geralmente ocorre dentro de 14 dias.

🚨 ESQUEMA TERAPÊUTICO

  • 1a escolha: Azitromicina 500mg VO 1x/dia por 14d
  • Claritromicina 500mg VO 12/12h por 14d
  • Doxicilina 100mg + ciprofloxacino 500mg VO 12/12h por 14d 

Por fim, lembre-se de fornecer um bom tratamento de controle da dor para o paciente, visto que a linfadenite é bastante dolorosa. AINES (como ibuprofeno) ou analgésico simples também devem ser prescritos.

E você, já conhecia a Doença da Arranhadura do Gato? Não se esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do blog.

Se quer saber mais sobre a área médica, então veja os nossos podcasts através no Youtube? Lá você poderá ver o Papo de Aprovado, de Residente e de Dermato, além de diversas correções das provas de residência e novidades médicas.

Conquiste a aprovação!

Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023! Então, confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, como a USP-SP, IAMSPE, ENARE, HCPA, AMIRGS e PSU-MG!

Aprovados medcof

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS