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segunda-feira, 16 setembro
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Entenda a diferença entre puberdade e adolescência

Adolescência e puberdade são termos frequentemente utilizados como sinônimos, mas na realidade, representam conceitos distintos, embora interligados. A adolescência é um período mais amplo, compreendido entre os 10 e 20 anos de idade, marcando a transição entre a infância e a vida adulta. Esta fase é caracterizada por profundas modificações físicas, psicológicas e sociais que moldam o indivíduo.

Por outro lado, a puberdade é uma fase específica dentro do conceito de adolescência. Ela representa o processo biológico de crescimento e desenvolvimento físico e psicológico que culmina na maturidade sexual e reprodutiva, além do alcance da estatura final do indivíduo. Em essência, a puberdade está inserida no contexto mais amplo da adolescência, sendo um componente crucial deste período de transformações.

Enquanto a adolescência abrange aspectos sociais e emocionais mais abrangentes, a puberdade foca nas mudanças fisiológicas e anatômicas que preparam o corpo para a idade adulta. Compreender essa distinção é fundamental para abordar adequadamente as necessidades e desafios específicos enfrentados pelos jovens durante esse período de intensas mudanças.

Classificação

De acordo com a literatura Propedêutica Médica da Criança ao Idoso, 2ª edição, a puberdade pode ser classificada de acordo com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários da seguinte maneira: 

Puberdade normal (período esperado de início)

  • Meninas – dos 8 aos 13 anos.
  • Meninos – dos 9 aos 14 anos.

Puberdade precoce: aparecimento de qualquer característica sexual secundária nas seguintes idades:

  • Meninas menores que 8 anos.
  • Meninos menores que 9 anos.

Puberdade tardia: ausência de mamas em meninas e ausência de aumento testicular em meninos nas seguintes idades:

  • Meninas maiores que 13 anos.
  • Meninos maiores que 14 anos

Avaliação da puberdade

Estágios de crescimento puberal de Tanner

Os estágios de crescimento puberal de Tanner, também conhecidos como Escala de Tanner, são uma classificação do desenvolvimento físico. Essa escala é utilizada para avaliar o progresso da puberdade, dividindo o desenvolvimento em estágios específicos⁠.

A escala de Tanner avalia, principalmente, dois aspectos do desenvolvimento físico:

  • Crescimento dos pelos pubianos em ambos os sexos;
  • Desenvolvimento das mamas nas meninas e dos genitais nos meninos.

Geralmente, a escala é dividida em cinco estágios, indo do estágio 1 (pré-puberdade) ao estágio 5 (maturidade física completa). Cada estágio representa marcos específicos no desenvolvimento físico durante a puberdade.

É importante notar que a Escala de Tanner é uma ferramenta útil para profissionais de saúde avaliarem o desenvolvimento puberal normal e identificarem possíveis desvios desse padrão.

Avaliações das mama (M):

  • M1: mama impúbere;
  • M2: broto mamário;
  • M3: tecido mamário ao redor de aréola;
  • M4: sinal de duplo contorno, em perfil. Demonstra um destaque da aréola em relação ao restante da mama;
  • M5: mama adulta.

Marcos puberais importantes nas meninas

  • 1º – Telarca (M2) = broto mamário;
  • 2º – Pubarca (variável) – evento independente da puberdade;
  • 3º – Estirão (M3): velocidade de crescimento de 8-12 cm/ano;
  • 4º – Menarca (M4): em geral, o tempo entre a telarca e a menarca é de 2 – 2,5 anos.

Avaliação dos pelos (P): 

  • P1: sem pilificação;
  • P2: pilificação esparsa, fina;
  • P3: pelo demonstra ganho espessura, adquire caráter encaracolado;
  • P4: pilificação alcança as áreas maiores;
  • P5: padrão adulto de pilificação;
    • Nas mulheres, surge o “triângulo invertido”;
    • Nos homens, a pilificação atinge toda a área púbica.

Genital (G): para meninos

  • G1: volume testicular de aparência infantil, sem estímulo hormonal;
  • G2: aumento do volume testicular (> 4 mL) – avaliado pelo orquidômetro;
  • G3: crescimento do pênis, em comprimento;
  • G4: crescimento do pênis, em espessura, bem como demarcação da glande;
  • G5: genitália adulta.

Eventos puberais importantes nos meninos:

  • 1º – Gonadarca – testículo ≥ 4 mL (G2);
  • – Crescimento do pênis e pubarca;
  • 3º – Estirão: velocidade de crescimento 10 – 14 cm/ano (G4);
  • 4º – Pêlos faciais e voz adulta (G4-5).

Crescimento durante a puberdade

O crescimento durante a puberdade apresenta características distintas entre meninas e meninos. 

Nas meninas, a velocidade de crescimento (VC) começa a acelerar no estágio M2 de Tanner, atingindo seu pico no estágio M3. É interessante notar que, quando ocorre a menarca, o crescimento já está em fase de desaceleração. Este padrão de crescimento nas meninas é caracterizado por uma aceleração mais precoce, porém menos intensa, resultando em uma estatura final geralmente menor em comparação aos meninos.

Por outro lado, os meninos apresentam um padrão de crescimento diferente. A velocidade de crescimento nos meninos começa a acelerar no estágio G3 de Tanner, atingindo seu pico no estágio G4. O crescimento começa a desacelerar quando a voz atinge seu tom adulto. Em contraste com as meninas, os meninos experimentam um pico de crescimento mais tardio e mais intenso, o que contribui para uma estatura final geralmente maior.

Essas diferenças nos padrões de crescimento entre meninas e meninos durante a puberdade são fundamentais para entender o desenvolvimento físico na adolescência e podem ter implicações importantes para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento em contextos clínicos e educacionais.

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Giulia Gallucci
Giulia Gallucci
Estudante de Medicina. Entusiasta da organização e da atividade fisica.
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