Especialização em dermatologia: como se preparar?

Realizar uma especialização em dermatologia é um dos caminhos possíveis para médicos que querem ser dermatologistas.

Realizar uma especialização em dermatologia é um dos caminhos possíveis para médicos que querem ser dermatologistas. Saiba como se preparar para a pós-graduação credenciada. 

Sumário

Para adquirir o tão sonhado RQE (registro de especialista) em dermatologia, o médico formado tem duas opções: optar por entrar em um Programa de Residência Médica ou realizar uma Pós-Graduação Credenciada em Dermatologia, também conhecida como Especialização em Dermatologia.

Qual é a diferença entre especialização e residência médica de dermatologia?

Ambas têm o mesmo tempo de duração, ou seja, três anos. No entanto, a primeira diferença consiste no fato de que os processos seletivos para residência médica exigem a realização de provas cujo conteúdo aborda todas as áreas da medicina, enquanto para a Pós-Graduação, os programas aplicam provas com conteúdo focado em Dermatologia e Clínica Médica.

 

Além disso, o médico residente em dermatologia recebe uma bolsa MEC, e efetua o programa de residência em uma rede de saúde reconhecida pelo Conselho Nacional de Residência Médica. Já o médico pós-graduando nem sempre terá a opção de bolsa de estudo, além de, à depender do programa escolhido, precisar realizar o pagamento do curso.

 

Por fim, um pós-graduando em dermatologia não recebe o título de especialista assim que finaliza o curso, como acontece com os médicos residentes. Para obter o RQE, ele precisa ser aprovado na Prova de Título de Especialista em Dermatologia.

Como se preparar para a especialização em dermatologia?

Como mencionado acima, devido às diferenças conteudistas das provas, a preparação para a pós-graduação credenciada envolve um foco bem maior nas áreas da Dermatologia e Clínica Médica. Embora o pós-graduando se esquive um pouco da intensa concorrência das residências médicas, ainda é necessário seguir um método de estudos específico.

 

Pensando nisso, o Grupo Medcof desenvolveu a preparação mais completa do mercado para processos seletivos de pós-graduação credenciada em dermatologia, a Derma A.Prova.

Ebook exclusivo 

Confira nosso ebook exclusivo com mais dicas de como você pode se preparar para essa prova: