A esquistossomose, também conhecida como barriga d’água ou ainda doença do caramujo, é doença endêmica no Brasil. Sendo assim, que tal relembrarmos os pontos mais importantes sobre esse tema?
Veja a seguir
A Esquistossomose tem maior incidência em locais com saneamento precário, essa doença é um problema de saúde pública e acomete milhões de pessoas.
Etiologia e transmissão
A esquistossomose é causada pelo verme parasita helminto (Schistosoma mansoni). Essa cercária tem como hospedeiro intermediário os caramujos gastrópodes e como hospedeiro definitivo o homem. O período de incubação da doença dura cerca de 1 a 2 meses e a transmissão ocorre através da penetração ativa da cercária na pele, que chega na circulação sanguínea e linfática, atingindo coração, fígado e pulmões.
Esquistossomose Quadro clínico
A maioria das pacientes podem ser assintomáticas.
Fase inicial
Com a penetração da cercária na pele, surgem manifestações alérgicas, como prurido e eczema. Em seguida, pode ocorrer febre, linfadenopatia, cefaleia, anorexia, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos e até hepatoesplenomegalia.
Fase tardia
Após 6 meses de infecção, inicia-se a forma crônica, que pode durar até anos. Desse modo, podemos dividi-la em:
Hepatointestinal — diarreia + epigastralgia
Hepática — fibrose hepática
Hepatoesplênica compensada — hipertensão portal, esplenomegalia e varizes no esôfago
Hepatoesplênica descompensada — diminuição acentuada da função hepática, hemorragia digestiva e isquemia hepática
Diagnóstico da Esquistossomose
O diagnóstico da esquistossomose é feito através de exames coproscópicos, que permitem a visualização e contagem dos ovos por grama de fezes, nos permitindo avaliar a intensidade da infecção e eficácia do tratamento.
Dentre os exames complementares, podemos lançar mão da ultrassonografia abdominal em busca de hepatoesplenomegalia e da biópsia retal ou hepática.
Tratamento da Esquistossomose
⚠️ PRAZIQUANTEL DOSE ÚNICA VO
O tratamento é feito com praziquantel VO dose única. Em adultos, recomenda-se o uso de 50mg/kg e, em crianças, 60mg/kg. Ademais, essa medicação é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, menores de 2 anos e pessoas com insuficiência hepática grave ou insuficiência renal.
E aí, gostou da revisão? Então anote as dicas e bons estudos!
O método que te aprova!
Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça oGrupo MedCofe a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo o episódio do nosso podcast Papo de Aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:
https://www.youtube.com/watch?v=XshpBO3sm5o