Cirurgia Geral é uma das especialidades pensadas para a Residência Médica?
Saiba que há um projeto no qual você pode ter contato direto com o meio cirúrgico e, além disso, trazer um auxílio no atendimento a comunidades mais afastadas. Conheça a Expedição Cirúrgica.
A Expedição Cirúrgica
Fundada em 2013 na Universidade de São Paulo (USP) por um grupo de estudantes, estes orientados pelo Dr. Maurício Abrão, como parte de um projeto de extensão. A Expedição Cirúrgica possui como objetivo principal a ajuda no atendimento em locais afastados, auxiliando, durante um ano, nas condições de saúde dessas localizações.
Além de visar a assistência à população, o projeto é voltado ao ensino dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e também à pesquisa por parte do corpo acadêmico da Universidade.
No campo prático, os alunos são expostos às áreas médicas diretas, como Ginecologia, Radiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo/Coloproctológica, Anestesiologia e Patologia.
Eles de deparam também com um ritmo diverso do apresentado na faculdade, possibilitando que eles se enquadrem a um fluxo constante de atendimentos, além do contato com profissionais já formados.
Ingresso na Expedição
A princípio, o projeto busca auxiliar na desigualdade do sistema de saúde brasileiro, realizando desta maneira a distinção entre comunidades afastadas e centros urbanos do país.
Os participantes se tornam responsáveis pela organização do projeto, criando uma diretoria para distribuir as funções e fazer a verificação da estrutura necessária.
Na última edição, o projeto apresentou os seguintes requisitos: Os alunos, deveriam estar cursando entre o segundo e o quinto ano do curso de medicina da Universidade de São Paulo, cursando na cidade de São Paulo, além de se inscreverem através do site da instituição.
Vale destacar que, até o momento, a participação in loco do projeto se limita a estudantes da FMUSP da capital paulista, porém os alunos das unidades de Bauru (FMBRU) e de Ribeirão Preto (FMRP) podem participar do Curso Introdutório à Expedição Cirúrgica.
Para a composição acadêmica, a Expedição Cirúrgica funciona como atividade extracurricular, possibilitando que os universitários cumpram horas complementares, sendo estas necessárias ao longo da graduação.
Divulgação do projeto
Para um melhor alcance e relevância do projeto, a divulgação se dá por conta das redes sociais da Expedição. Conforme afirma a Diretoria do programa, o programa se tornou de conhecimento orgânico dos alunos da FMUSP pela veiculação feita “boca a boca” entre os universitários.
Além disso, a própria instituição faz a divulgação através dos seus meios comunicacionais. Seja nos campus, por meio de informativos, redes sociais e no jornal da universidade que, a cada nova edição da Expedição, produz uma matéria exclusiva.
Casos documentados na Expedição
Para o início das operações, cirurgiões e estudantes realizam, antecipadamente, um processo de triagem e de exames para a identificação, diagnóstico e agendamento das cirurgias. Este processo, casualmente, ocorre nos primeiros dias após a chegada da equipe e, nos dias seguintes, iniciam com o procedimentos.
De acordo com Vinícius Ravena, estudante de medicina e presidente da diretoria da Expedição, ao todo, foram contabilizados nesta edição, 82 estudantes para a realização de 93 cirurgias distribuídas em pequena ou média complexidade, mais de 400 ultrassonografias e 67 inserções de DIU’s.
Confira abaixo quais os principais procedimentos realizados na Expedição Cirúrgica de 2024. Os casos apresentados foram reportados pela equipe participante do Grupo MedCof.
Colecistectomia |
Hemorroidectomia |
Hernioplastia Inguinal |
Herniorrafia |
Ligadura tubária |
Videolaparoscopia para retirada de foco de endometrioses |
MedCof na Expedição Cirúrgica de 2024
Durante 3 dias, o Grupo MedCof acompanhou a Expedição Cirúrgica em Guarantã do Norte, no Mato Grosso, trabalhando para auxiliar as equipes presentes no projeto deste ano. Documentamos todo o percurso de procedimentos neste período, confira o mini documentário em nosso Instagram!