Seu conhecimento sobre Fascite Plantar não está afiado? Então leia o texto abaixo e saiba o que pode ser a queixa de dor na sola do pé.
Veja a seguir
O que é fascite plantar?
A fascite plantar é uma condição dolorosa que afeta a sola do pé e é uma das causas mais comuns de dor no pé em adultos. Quem sofre com fascite plantar (FP) tem dificuldade para caminhar e realizar atividades da vida diária, diminuindo a qualidade vida.
Dessa forma, iremos abordar os pontos mais importantes sobre esse tema para se ter em mente durante a prática clínica e, também, na residência.
Fascite plantar: tudo o que você precisa saber para gabaritar nas provas de residência
A Fascite Plantar pode ser bilateral em até 1/3 dos casos e o pico de incidência ocorre entre 40 e 60 anos. A sua etiologia é pouco compreendida e multifatorial. Entretanto, é causada, principalmente, pela tensão repetitiva e excessiva na fáscia plantar, gerando lesões, inflamação e dor.
Desse modo, são fatores de risco para o desenvolvimento dessa patologia: obesidade, uso prolongado de saltos altos, atividades de alto impacto, pés chatos e redução da dorsiflexão do tornozelo.
Quadro clínico
A composição da clínica clássica da fascite plantar é: dor no calcanhar + dor ou sensação de rigidez na dorsiflexão dos dedos.
Diagnóstico
O diagnóstico da Fascite Plantar é clínico e não requer exames de imagem, apenas em casos refratários ao tratamento ou necessidade de investigação de diagnósticos diferenciais.
Tratamento
Sendo assim, com cuidados adequados e prevenção, é possível aliviar a dor, recuperar a funcionalidade dos pés e garantir melhora da qualidade de vida. Gostou desse tema? Anota as dicas e fica ligado nas próximas postagens!
Repouso e crioterapia.
- Exercícios de alongamento e fortalecimento.
- Uso de órteses e sapatos adequados.
- Reduzir frequência de atividades físicas de alto impacto.
- Imobilização dos pés em repouso.
Conquiste a aprovação
As provas de residência médica já começaram! Se você quer garantir a sua aprovação nesta resta final, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Por fim, você pode acessar o nosso canal do youtube e ver o nosso material de revisão e correção.