30.8 C
São Paulo
segunda-feira, 29 abril
InícioClínica MédicaFebre Maculosa: Diagnóstico e Tratamento

Febre Maculosa: Diagnóstico e Tratamento

febre maculosa

Após o surto de Febre Maculosa na cidade de Campinas, muitos profissionais buscaram informações precisas sobre o diagnóstico e tratamento desta doença infectocontagiosa..

Sumário

A Febre Maculosa é uma doença febril aguda, caracterizada por sintomas como febre alta, dores musculares, dor de cabeça e Rash máculo-papular que acomete principalmente membros superiores e inferiores sem poupar palmas e plantas. Sendo assim, ela pertence ao grupo das riquetsioses, um conjunto de doenças transmitidas por carrapatos.

 

Em casos graves, a doença pode progredir para complicações como insuficiência respiratória, insuficiência renal e distúrbios hemorrágicos.

Exantema palmar na febre maculosa brasileira

Como é feito o diagnóstico da febre maculosa?

 

O diagnóstico da febre muculosa é desafiador, pois os sintomas podem ser semelhantes a outras doenças febris, por isso, em caso de suspeita, o tratamento tem que ser imediato.

Laboratório

 

A Reação de imunoflorescência indireta (RIFI) é o teste padrão ouro para diagnóstico das riquetsioses, pois possui alta sensibilidade e especificidade.

 

São necessários 2 amostras , a primeira na fase aguda da doença (a partir do 7 dia), e a segunda após 14-21 dias da primeira.

 

O teste é positivo quando há o aumento de 4x da titulação do IgG, caso seja negativo, deve se considerar a coleta de uma 3° amostra.

A Reação de Weil e Felix detecta anticorpos aglutinantes do paciente, reagindo com as bactérias do Proteus que foram anteriormente preparadas como antígenos. Se ocorrer aglutinação, isso indica a presença de anticorpos reativos, sugerindo uma infecção pela Rickettsia rickettsii (devido ao mimetismo antigênico). Deve ser usado com cautela – apenas para triagem – por não ser especifico (apresentando uma taxa alta de falsos positivos).

Exames complementares

 

No hemograma pode-se observar anemia, plaquetopenia e desvio a esquerda no leucograma. Pode-se observar frequentemente o aumento de creatinoquinase (CK), desidrogenase lática (LDH), aminotransferases e bilirrubinas.

Tratamento

 

O tratamento precoce da Febre Maculosa é fundamental para evitar complicações graves. Sendo assim, o antibiótico doxiciclina é considerado o tratamento de escolha e deve ser iniciado o mais rápido possível. No caso, a duração do tratamento pode variar, dependendo da gravidade da doença e da resposta individual do paciente.

O prognóstico depende do tratamento precoce, então em caso de suspeita, a ordem é tratar.

 

Agora você já pode tranquilizar o coração, porque você já sabe como diagnosticar e tratar um caso de febre maculosa ! Não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog e também nosso canal no youtube, com as evidências mais atualizadas do mundo da medicina.

A metodologia da sua aprovação

 

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: 

POSTS RELACIONADOS