Entenda sobre a frenotomia, como e quando realizar esse procedimento cirúrgico.
Sumário
O que é frenotomia?
A frenotomia é um procedimento cirúrgico simp+les que envolve o corte ou alongamento do freio bucal curto ou tenso, que pode prejudicar a função oral da criança. Freios excessivamente curtos, podem causar dificuldades na amamentação, na alimentação com mamadeira, na fala e até mesmo no desenvolvimento da arcada dentária das crianças.
📖 LEMBRE-SE: Os freios bucais são as membranas que conectam a língua ao assoalho da boca (freio lingual) ou o lábio superior à gengiva (freio labial).
Indicações
- Dificuldades na amamentação → dificuldade em pegar o seio materno ou apresentam mamadas dolorosas devido a um freio lingual curto.
- Problemas na alimentação com mamadeira → dificuldade em formar uma vedação eficaz na mamadeira devido a um freio labial curto.
- Dificuldades na fala → restrições nos freios bucais.
Quais profissionais podem realizar a frenotomia?
- Cirurgiões-dentistas → especialmente aqueles com treinamento em odontopediatria ou odontologia pediátrica.
- Cirurgiões orais → especializados em procedimentos cirúrgicos bucais e maxilofaciais.
- Otorrinolaringologistas → podem realizar frenotomia em casos relacionados a problemas de fala ou respiração.
- Cirurgiões pediátricos
Quando realizar a frenotomia?
A frenotomia deve ser realizada em pacientes que pontuam 0 a 3 no Protocolo Bristol de Avaliação da Língua, que deve ser realizado antes da alta hospitalar após o nascimento. ****Pacientes com score 4 ou 5 devem ser acompanhados na atenção primária para análise posterior.
O que é preciso para ser habilitado a realizar uma frenotomia?
Frenotomia é um procedimento cirúrgico que só deve ser realizado por profissional capacitado e amparado segundo o exercício legal de sua profissão. Além disso, é necessário explicar aos pais os riscos pertinentes ao procedimento e solicitar a assinatura de um termo de consentimento.
Posicionamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Em 2014, foi sancionada a lei federal 13002/14, que institui a obrigatoriedade de aplicação do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (Teste da Linguinha) no 1º exame físico.
Entretanto, a SBP salienta que a literatura científica mundial reconhece que o tamanho do frênulo pode ser variável. Porém, mesmo curto, dificilmente exigirá uma intervenção cirúrgica. Segundo a SBP, a verdadeira “língua presa” (anquiloglossia congênita) é muito rara e facilmente diagnosticada no exame físico de rotina.
Dessa forma, até que surjam evidências concretas, o Departamento de Neonatologia da SBP considera desnecessária a aplicação desse ou de qualquer protocolo que se proponha a avaliar o frênulo lingual do recém-nascido como indicativo de realização de frenectomia.
Anote as divergências de conduta e bons estudos!
O método da sua aprovação
Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:
https://www.youtube.com/watch?v=lQ-WAjPz7QQ&t=1s