Veja as principais perguntas e respostas sobre Hérnia Umbilical feitas pelo Dr. Henrique Simonsen Lunardelli, formado em Cirurgia Geral Avançada pelo HCFMUSP.
Saiba mais
Hérnia Umbilical
- O que é hérnia umbilical?
Uma hérnia umbilical é uma protuberância que se forma na região do umbigo quando parte do conteúdo abdominal (como gordura ou intestino) se projeta através de uma fraqueza na parede abdominal na região umbilical.
- Quem tem mais risco de apresentar hérnia umbilical?
As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês e em adultos com excesso de peso, mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que realizaram cirurgias abdominais e indivíduos com doenças crônicas que causam aumento da pressão abdominal, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou ascite.
- Quais são os sintomas que a hérnia umbilical pode causar?
Os sintomas de uma hérnia umbilical incluem uma protuberância redonda ou oval na região umbilical que pode ser dolorosa, sensível ou inchada. Em bebês, a hérnia pode aparecer e desaparecer com as mudanças de posição ou durante o choro. Em adultos, a hérnia geralmente aumenta de tamanho ao longo do tempo.
- Como descobrir que tenho uma hérnia umbilical? Como fazer o diagnóstico?
O diagnóstico de uma hérnia umbilical geralmente é feito através de um exame físico. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um exame de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, para avaliar o tamanho e a localização da hérnia.
- Qual o tratamento para a hérnia umbilical?
O tratamento de uma hérnia umbilical geralmente envolve cirurgia para reparar a fraqueza na parede abdominal. Em bebês, a cirurgia é geralmente recomendada se a hérnia não desaparecer até os 4 anos de idade. Em adultos, a cirurgia é recomendada se a hérnia for grande, dolorosa ou causar complicações, como estrangulamento (quando o tecido preso na hérnia fica sem suprimento sanguíneo).
Outras dúvidas
- Mas cuidado para não confundir!!
Muitas pessoas possuem um alargamento da cicatriz umbilical, mas não têm sintomas e não sentem nada. Esse alargamento é natural. Às vezes o paciente realiza um exame de imagem por qualquer outro motivo, e, este exame acusa o aparecimento de uma hérnia umbilical. Mas cuidado, não é uma hérnia, é apenas um alargamento, presente em até 25% da população. Portanto, nestes casos, nenhum tipo de tratamento é necessário.
- Se eu precisar operar, vão colocar tela durante a cirurgia?
O recomendado, pelas sociedades médicas, é a colocação de tela de reforço, em hérnias maiores do que 02 centímetros. A colocação de tela em hérnias menores do que 02 centímetros é opcional, e o seu médico deve avaliar uma série de fatores para tomar a decisão.
- Depois de operar, como é a recuperação?
A recuperação após a cirurgia de hérnia umbilical geralmente é rápida, mas pode variar dependendo do tamanho da hérnia e do tipo de cirurgia realizada. Assim, é importante seguir as instruções do médico sobre repouso e atividades físicas durante a recuperação. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessário evitar levantar objetos pesados ou realizar atividades que aumentem a pressão abdominal por algumas semanas após a cirurgia.
Se gostou de ver as principais perguntas e respostas, mas ainda tem mais dúvidas sobre hérnia umbilical, ou acha que pode ter uma hérnia, então agende a sua consulta.
Conquiste a Aprovação!
A Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!