Com diferentes tipos de lesões, o tratamento contra a hidradenite supurativa tem várias especificidades. Não deixe de acompanhar o post para saber mais!
Resumo
Hidradenite supurativa: o que é?
A hidradenite supurativa (HS) é uma doença dermatológica crônica inflamatória que acomete as glândulas sudoríparas apócrinas. Por isso, pode ocasionar a formação de fístulas, cicatrizes e afetar a qualidade de vida das pessoas acometidas. Por apresentar lesões inflamadas de aspecto nodular que podem, ocasionalmente, drenar pus, acaba sendo muito confundida com a furunculose.
Num post anterior, revisamos como realizar o diagnóstico e a classificação dessa patologia dermatológica. Então que tal relembrar antes de continuarmos?
Hidradenite supurativa: como tratar
O tratamento da HS depende da gravidade do quadro. No caso de lesões infeccionadas, antibióticos devem ser usados. Para o tratamento de cicatrizes extensas após lesões crônicas, podemos recorrer à cirurgia plástica. Já na presença de abscessos flutuantes com dor importante, a alternativa é a drenagem através de incisão.
Medidas gerais:
- Higiene adequada da região acometida;
- Evitar roupas apertadas;
- Perda de peso (para pacientes com IMC elevado);
- Cessação do tabagismo.
O tratamento medicamentoso contra a hidradenite supurativa em pacientes em estágio de Hurley I é por meio do clindamicina gel 1% durante até 3 meses (disponível no SUS). Além disso, as terapias sistêmicas são indicadas após falha terapêutica tópica e/ou estágios de Hurley II e III, como no esquema abaixo.
Alguns relatos sugerem que a depilação a laser pode ser benéfica, pois causa destruição dos folículos pilosos.
Avaliação de resposta ao tratamento
A avaliação se baseia em 3 tipos de lesões:
Abscesso | flutuante, com ou sem drenagem, sensível ou doloroso |
Nódulo inflamatório | doloroso, eritematoso, granuloma piogênico |
Fístula de drenagem | tratos sinusais com comunicação na derme, drenando secreção purulenta |
Consideramos boa resposta ao tratamento de hidradenite supurativa quando temos redução de, no mínimo, 50% no quantitativo de abscessos e nódulos, sem aumento de abscessos e fístulas. Enquanto consideramos resposta parcial se essa redução for de 25 a 49%.
Anote bem os detalhes e bons estudos!
Conquiste a aprovação
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024!