24.4 C
São Paulo
quarta-feira, 26 fevereiro
InícioNotíciasMinistério da Saúde anuncia vacina 100% nacional contra a dengue

Ministério da Saúde anuncia vacina 100% nacional contra a dengue

O desenvolvimento de uma vacina totalmente nacional contra a dengue representa um marco significativo para a saúde pública no Brasil. Com a produção em larga escala prevista para 2026, a iniciativa promete transformar o combate a uma das doenças mais prevalentes no país. Veja os principais detalhes sobre esse avanço e o que ele significa para os residentes médicos.

Ministério da Saúde anuncia vacina 100% nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde anunciou no dia 25 de fevereiro de 2025, através de um evento realizado em Brasília, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Espera-se que a partir de 2026, sejam disponibilizadas 60 milhões de doses por ano.

Segundo a ministra da saúde, Nísia Trindade, a expectativa é vacinar toda a população de 2 a 59 anos, dentro de um período de 2 anos. O pedido de registro do imunizante feito pelo Instituto Butantan ainda segue em avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina será uma prioridade no combate à dengue no Brasil, porém é importante ressaltar que, até que a vacinação em massa seja iniciada, é fundamental manter as ações de prevenção, vigilância e preparo da rede de assistência, medidas essenciais para prevenir óbitos.

Produção da vacina da dengue

Segundo o governo federal, a produção em grande escala da vacina será realizada por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. O projeto também recebeu apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização da pesquisa clínica.

Seja um MedCofer

Para conquistar a aprovação nas provas de residência, seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país!

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 4° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS