15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 16 setembro
InícioNotíciasMS divulga nota com orientações para evitar exposição à fumaça devido queimadas

MS divulga nota com orientações para evitar exposição à fumaça devido queimadas

O Ministério da Saúde publicou, no dia 25 de agosto, uma nota contendo orientações para a população proteger-se contra as fumaças e neblinas causadas pelas queimadas do interior de São Paulo. Confira!

Orientações do MS

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério da Saúde, existem algumas ações que a população pode realizar para evitar a exposição às fumaças e neblinas. Confira a seguir:

  • Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas;
  • Reduzir ao máximo o tempo de exposição, recomendando-se que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificadores de ar;
  • As portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa;
  • Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, e entre 12 e 16 horas, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas;
  • Uso de máscaras do tipo “cirúrgica”, pano, lenços ou bandanas podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas) e, portanto, melhoram o desconforto das vias aéreas superiores.;
  • Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes devem redobrar a atenção para as recomendações descritas acima para a população em geral. Além disso, devem estar atentas a sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e buscar atendimento médico o mais rapidamente possível.

Ademais, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, imunológicos, entre outros, devem:  

  • Buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento;
  • Manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas;
  • Buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises;
  • Avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas.

As queimadas no interior de SP

Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2024, cidades do interior de São Paulo sofreram com queimadas que afetaram até mesmo a visibilidade nas estradas. A situação foi tão alarmante que atingiu até mesmo cidades próximas, inclusive o estado de São Paulo está enfrentando consequências graves. Somente em SP, no dia 23 de agosto, registraram-se 1.886 focos de queimadas em todo o estado.

Desse modo, a principal suspeita é de que as queimadas foram causadas por ação humana. Ao menos seis pessoas foram presas sob suspeita de terem iniciado incêndios em vegetações no interior do estado. As prisões ocorreram em Porto Feliz, São José do Rio Preto e Batatais.

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 3° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS