15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 16 setembro
InícioAtualizaçõesNota técnica visa adequar TRIA ao contexto da APS

Nota técnica visa adequar TRIA ao contexto da APS

O Ministério da Saúde publicou, no dia 03 de setembro de 2024, por meio de seu site, a Nota Técnica que apresenta regras de uso da Triagem para o Risco de Insegurança Alimentar (TRIA), a serem utilizadas para geração de relatórios públicos no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Confira!

Contextualização

Após a pandemia de Covid-19, intensificou-se ainda mais a situação de insegurança alimentar da população. Dados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar
no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil), mostram que 33,1 milhões de
brasileiros estavam em situação de fome.

Apesar dos resultados da pesquisa realizada em 2023 apresentar a redução da situação de fome no país, ainda temos 3,2 milhões de domicílios brasileiros que estão em insegurança alimentar grave (IBGE, 2024). Assim, Coordenação-Geral de Alimentação e
Nutrição recomenda, desde 2022, o uso do instrumento de Triagem para Risco
de Insegurança Alimentar (TRIA)
para avaliar o risco de insegurança alimentar nos domicílios e a partir deste diagnóstico, organizar a articulação entre o SUS e outros setores que se relacionam com a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.

Construção das regras para uso TRIA

A TRIA é validada para identificar o risco de Insegurança Alimentar (IA) no domicílio. Porém, foram realizados ajustes para adequá-la ao contexto da APS. Sendo assim, confira as etapas para constituição das regras:

  • Etapa 1 – Definir e compor a família/domicílio a partir da identificação do Responsável Familiar (RF) na FCI;
  • Etapa 2 – Definição da situação “risco para insegurança alimentar”;
  • Etapa 3 – Método de cálculo;

Desse modo, a implementação das regras de uso da Triagem para o Risco de
Insegurança Alimentar é uma importante medida para a geração de relatórios públicos no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. A TRIA também fortalece a abordagem intersetorial necessária para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a Nota Técnica na íntegra para mais informações:

Seja um MedCoffer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 3° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS