20.1 C
São Paulo
terça-feira, 14 janeiro
InícioCarreira MédicaNeurologia: conheça as áreas, desafios e o caminho até a especialização

Neurologia: conheça as áreas, desafios e o caminho até a especialização

A neurologia é uma especialidade médica responsável pelo estudo e tratamento de doenças do sistema nervoso, bem como o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os músculos.

Quais são as doenças diagnosticadas e tratadas na Neurologia?

Dentre as inúmeras doenças tratadas por um neurologista, estão elas:

  • Mal de Parkinson: afeta o sistema nervoso central causando tremores, instabilidade postural, lentidão nos movimentos e rigidez muscular;
  • Epilepsia: caracteriza-se pelas crises epilépticas recorrentes, devido a uma descarga anormal de neurônios;
  • Doença de Alzheimer​: é uma doença neurodegenerativa bastante conhecida. Afeta principalmente o cérebro, causando perda de memória, alterações de comportamento, confusão e dificuldades no raciocínio;
  • Rigidez ou fraqueza muscular: o neurologista também pode tratar desta sensação desagradável nos músculos tensos e contraídos. A fraqueza muscular pode ser associada ao Parkinson ou esclerose múltipla;
  • AVC: o Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral é causado pelo enfraquecimento ou obstrução dos vasos sanguíneos.

Quais são as áreas de atuação de um neurologista?

Neurologia clínica

A neurologia clínica trata muitas enfermidades do sistema nervoso, como doenças ligadas a traumas cerebrais, problemas vasculares e condições neuromusculares, além das enfermidades relacionadas ao sono. 

Um neurologista clínico pode tratar: Parkinson, tonturas e vertigem, tremores, infecções, tumores, déficit de atenção e hiperatividade, demências, entre outros.

Neurofisiologia clínica

A neurofisiologia clínica é um dos ramos da neurologia que estuda o sistema nervoso, envolvendo o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e o Sistema Periférico (raízes, nervos e músculos).

Neurocirurgia

A neurocirurgia trata doenças do sistema nervoso central e periférico que necessitam de algum tratamento cirúrgico. O neurocirurgião é responsável por determinar a necessidade de cirurgia, realizar o procedimento e acompanhar o paciente no pós-operatório.

Neurologia Infantil

A neurologia infantil (ou neuropediatria) é uma área da neurologia e/ou pediatria. As doenças neurológicas da infância podem ser divididas em centrais (cerebral, cerebelo e tronco encefálico) e periféricas (medula e nervos periféricos). As doenças tratadas são:

  • Alterações neurológicas de intercorrências no período neonatal (hipoglicemia, crises neonatais, prematuridade, hipóxia ou falta de oxigenação cerebral, apneias, infecções do sistema nervoso);
  • Paralisia cerebral;
  • Epilepsia (crises epilépticas ou crises convulsivas);
  • Cefaleia (ou dor de cabeça);
  • Infecções do sistema nervoso (meningite, infecções neonatais como toxoplasmose, citomegalovírus, zika vírus, herpes vírus);
  • Dificuldade escolar;
  • Atraso de desenvolvimento neuropsicomotor (atraso de linguagem, atraso motor)
  • TDAH (transtorno de déficit de atenção);
  • Distúrbios do sono (roncos, sonambulismo, terror noturno, despertar confusional);
  • Deficiência intelectual;
  • Erros inatos de metabolismo;
  • Autismo;
  • Distúrbios comportamentais;
  • Síndromes genéticas com comprometimento neurológico.

Neurologia cognitiva e comportamental

A Neurologia Cognitiva e do Comportamento estuda as bases anatômicas e fisiológicas das funções cognitivas (como memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuais, entre outras) e do comportamento (como agitação, agressividade, apatia, alterações do apetite e do sono) e os transtornos destas funções causados por doenças que afetam o cérebro. Uma doença que acomete essa função durante o processo de envelhecimento, é o Alzheimer. Após um correto diagnóstico, os tratamentos nessa área englobam múltiplas possibilidades, seja com medicações ou medidas não farmacológicas.

Qual é o salário de um Neurologista?

De acordo com o piso salarial de 2023, o salário de um neurologista fica entre R$5.475,37 e R$12.151,27 (teto salarial). 

O que é necessário para se formar em Neurologia?

Para se formar em neurologia, é necessário realizar a graduação em medicina que dura 6 anos, depois realizar a residência médica em neurologia por 3 anos e por fim, solicitar o título de especialista em neurologia junto à Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) ou à Associação Médica Brasileira (AMB). 

Como passar na residência em Neurologia?

Conquiste a sua tão sonhada vaga na residência médica em Neurologia! Seja um MedCofer e tenha acesso às nossas questões e aulas preparadas pelos melhores especialistas do mercado, que já aprovaram mais de 10 mil médicos em todo o país. Não perca essa chance! 

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 4° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS