Você sabia que o Exame Nacional de Residência, o ENARE, é conhecido como o Enem da medicina? Além disso, esse processo seletivo é um dos mais concorridos no Brasil! Saiba mais sobre o Enare neste post e fique por dentro das informações.
O que é Enare?
Conhecido como “o ENEM da residência médica”, o ENARE possui um sistema semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), unificando diversas instituições a um mesmo processo seletivo. Assim, seu funcionamento permite que os candidatos realizem a prova em diversas localidades do país, podendo se candidatar às vagas de acordo com sua preferência.
Na última edição, o ENARE 2023/2024 contou com a oferta de mais de 3.100 vagas, 92 instituições participantes e 36.555 inscrições.
Como se inscrever para o Enare?
As inscrições ocorrem por meio do site do Enare, exigindo o preenchimento do formulário com informações pessoais de parentesco, formação, indicação da participação para alguma vaga destinada à PcDs, indígenas, negros ou direito a bonificação na nota do exame. Além disso, também há realização do pagamento da taxa no valor de R$330,00 ou do pedido de isenção que, nesta edição, ocorreu até o dia 09 de agosto.
Quais candidatos em potencial?
O Exame Nacional de Residência é focado em médicos formados ou candidatos que estejam no último semestre da graduação de medicina. Além disso, os médicos que participarem do processo seletivo, precisam ter o CRM válido, incluindo também aqueles que revalidaram o diploma!
Processo seletivo Enare
O processo seletivo desta edição, contará com mais de 4 mil vagas para residência médica. As inscrições, que já iniciaram-se no dia 7 de agosto, vão até o dia 5 de setembro de 2024, e os candidatos que participarem, precisarão realizar o preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da taxa. Dessa forma, o processo seletivo possui duas etapas: a prova objetiva e a análise curricular.
Prova objetiva
A prova objetiva, que acontecerá no dia 20 de outubro de 2024, é composta por 100 questões de múltipla escolha, na qual cada questão equivale a 1,0 ponto, para as especialidades de acesso direto. Para as especialidades de pré-requisito, a prova possui 80 questões, nas quais cada uma vale 1,25 pontos. A nota obtida na prova objetiva, compõe 90% da nota final do candidato.
Análise de currículo
Os candidatos que atingirem, no mínimo, 50 pontos na prova objetiva, passam para a segunda etapa: a análise curricular. Essa etapa consiste no envio do currículo para ser analisado, e constituirá 10% na nota final do candidato. Vale lembrar que o componente que mais pontua nessa fase é o histórico escolar da graduação de medicina, que equivale a 40 pontos.
Confira a seguir alguns outros componentes:
- Programa ou projeto de extensão na área da saúde: pontuação máxima de 8,0 pontos;
- Participação em eventos, prestação de serviços, oficinas de extensão, cursos de extensão e Vivências no SUS: pontuação máxima de 3,0 pontos;
- Monitoria em componente curricular regulares da graduação devidamente cadastrada na Pró-reitoria ou Coordenação de Graduação da IES: pontuação máxima de 9,0 pontos;
- Trabalhos científicos apresentados em Congresso, Seminários, Simpósios, Fóruns e Jornada Científica Regional / Local: pontuação máxima de 1,5 pontos;
- Artigo científico na área da saúde com registro DOI: pontuação máxima de 4,5 pontos.
Resultado
Desse modo, a classificação geral dos candidatos e a nota final serão divulgadas por meio do site do ENARE no dia 9 de janeiro de 2025. Em seguida, o resultado final da escolha de vagas será divulgado no dia 31 de janeiro de 2025. Os candidatos aprovados poderão realizar a pré-matrícula a partir do dia 3 de fevereiro, e a matrícula entre os dias 10 de fevereiro e 31 de março de 2025. O início dos programas acontecerá em março de 2025.
Quais hospitais e instituições participam do Enare?
Veja a seguir a lista que preparamos com todos os hospitais e instituições que participarão do Enare 2025:
Hospitais
- Hospital de Emergência Dr Daniel Houly;
- Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela;
- Hospital Metropolitano de Alagoas;
- Hospital Universitário Getúlio Vargas;
- Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará;
- Hospital de Amor de Barretos (Menos a especialidade de Endoscopia).
Instituições
- Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul;
- Escola de Saúde Pública do Ceará ESP-CE;
- Escola de Saúde Pública da Paraíba ESP-PB;
- Secretaria da Saúde do Estado do Ceará;
- Instituto Dr Jose Frota;
- Instituto Nacional do Câncer;
- Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS-Santos);
- Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ);
- Universidade Federal de Uberlândia;
- Universidade Federal do Cariri;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (apenas sete programas);
- Universidade Federal Fluminense;
- Universidade Federal do Maranhão;
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;
- Universidade Federal da Paraíba;
- Universidade Federal de Sergipe;
- Universidade Federal de São Carlos;
- Universidade Federal do Tocantins;
- Universidade Federal de Uberlândia;
- Universidade Federal de Juiz de Fora;
- Universidade de Brasília.
ENARE 2024/2025
De acordo com o comunicado realizado pelo Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no dia 17 de abril, está aberto o período de adesão de instituições públicas e privadas (sem fins lucrativos) à próxima edição do Exame Nacional de Residência (ENARE).
Com o período de adesão aberto até junho, as instituições poderão se registrar de forma gratuita e online através do site da Ebserh. De acordo com a empresa, espera-se que nesta edição haja uma quantidade menor de vagas ociosas, eliminação de custos, vagas e carga burocrática na realização de exames individuais, bem como a ampliação da qualificação na seleção de residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais.
Data prevista
Além disso, no mesmo comunicado, a empresa divulgou que a aplicação da prova do ENARE 2024/2025 está definida para o dia 20 de outubro, das 14h às 18h (horário de Brasília), sob coordenação da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Como se preparar para o Enare?
Apesar da mudança da banca do Enare para a FGV, pode-se considerar que o ENARE é um processo seletivo de cunho nacional, esperando-se questões relacionadas ao Ministério da Saúde, como Saúde Pública, como ocorreu em provas feitas para o SES-RJ.
Separamos para você algumas dicas para preparar-se para a prova, veja:
- Realize questões e e entenda o raciocínio de cada enunciado;
- Faça simulados com provas anteriores e saiba o que a banca exige;
- Confira os temas quentes da prova e revise aqueles que possui maior dificuldade
- Faça flashcards para reter os conteúdos e definições que não podem ser esquecidos no momento da prova
- Veja aulas e materiais feitos por especialistas que já passaram pelas principais residências do país e sabem o que o seu examinador pode cobrar.
E agora?
Quer saber mais? Dentro do Qbank MedCof, você encontra milhares de questões de provas antigas e autorais, comentadas, além de uma inteligência artificial que permite filtrar os conteúdos bem como garantir revisões. E não para por aí, você ainda tem acesso à aulas com especialistas e fichas-resumo e otimizam o tempo de estudo e garantem compreensão sobre o tema!