Como surgiu?
O HMPV (metapneumovirus humano), apesar de estar em significativo destaque na atualidade, foi descoberto ainda no ano de 2001 na Holanda. Desde esse momento, o vírus já apareceu em vários outros países, como Índia, Inglaterra e no Brasil em 2004. Todavia, nos últimos meses, a China tem registrado um número significativamente crescente de casos, o que direcionou as atenções mundiais a esse país que também originou um surto de Covid-19. Apesar da estação de inverno que o país passa e, assim, da maior frequência de doenças respiratórias nesta data, a vigilância epidemiológica deve dar destaque à circulação do patógeno em outros territórios.
Metapneumovirus humano (HMPV)
Esse é um vírus de RNA pertencente à família Paramyxoviridae, advindo de famílias virais em aviários. De acordo com pesquisadores da OMS, o HMPV é um vírus comum que pode causar tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante, já que causa infecção nas vias aéreas superiores e inferiores. Alguns casos podem evoluir para síndrome respiratória aguda grave, que necessitam de internação e, por isso, necessidade de vigilância.
Vigilância
O Ministério da Saúde declarou recentemente que não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, no Brasil, as autoridades de vigilância epidemiológica estão se comunicando com as autoridades da OMS e de vários países, sobretudo da China, para monitorar os casos e tomar medidas necessárias com antecedência.
De acordo com as próprias autoridades chinesas, os números de casos de HMPV no país foram menores em relação ao mesmo período do ano em 2023. Embora o risco de pandemia seja baixo, a soma do aumento com a gripe sazonal é razão para reforço das medidas de prevenção e vigilância constante dos casos registrados.
Epidemiologia
Em média, de 10 a 12% das doenças das vias respiratórias em crianças são causadas pelo HMPV. Como já dito, o vírus é comum e com sintomas leves, por isso podemos presumir que a maioria das pessoas terá algum dia esse vírus na infância e pode ser reinfeccionado ao longo da vida.
Contaminação
Como outros vírus respiratórios, a disseminação do metapneumovírus humano se dá por gotículas de tosse ou espirro, pelo toque de superfícies contaminadas, como mãos e objetos tocados por muitas pessoas. Por isso, medidas simples podem prevenir a propagação, como higiene adequada, isolamento dos doentes e evitar frequentar muito lotados.
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.