23.7 C
São Paulo
quarta-feira, 03 julho
InícioDestaques MedCofO que mais cai nas provas de residência médica

O que mais cai nas provas de residência médica

As provas de residência médica são muito importantes para a carreira dos médicos. Com a chegada desse evento, vamos discutir um pouco os principais temas abordados nessas provas e como se preparar, da melhor maneira, para esse momento.

Nesse post, iremos discutir os principais assuntos que caem nas provas de residência médica.

As cinco grandes áreas abordadas

Clínica médica

Uma especialidade muito abrangente e, por isso, é um componente importante das provas de residência médica. É importante que o estudante tenha domínio das principais doenças e condições, estudando seriamente as principais patologias, como realizar seus diagnósticos e os tratamentos disponíveis. Além disso, é importante ter domínio sobre os exames complementares que podem auxiliar no diagnóstico.

Cirurgia geral

Muito cobrada nas provas de residência. Entretanto, foque nos procedimentos cirúrgicos mais comuns. Também é importante lembrarmos de revisar os principais cuidados pré e pós operatórios e a fisiopatologia do trauma e seus efeitos no corpo humano.

Pediatria

Por ser uma área que o médico generalista tem muito contato, também é bastante cobrada nas provas de residência. Para se dar bem nas provas e na prática clínica, é importante ter conhecimento sobre as principais patologias que acometem crianças e adolescentes. Além de revisar a fisiologia do desenvolvimento.

Ginecologia e obstetrícia

Uma área bastante cobrada nas provas de residência médica é ginecologia e obstetrícia. Por isso, é importante se manter atualizado sobre os principais protocolos das patologias comuns da gestação, como hipertensão gestacional, pré eclampsia, síndrome HELLP, diabetes gestacional, entre outras. Além disso, é importante saber manejar as principais infecções sexualmente transmissíveis. Outro ponto importante para estudar é o rastreio e o manejo dos principais cânceres ginecológicos.

Medicina preventiva e saúde pública

Por fim, mas não menos importante, um componente muito comum nas provas de residência médica é a medicina preventiva e as questões de saúde pública. Por isso, é importante ter conhecimento sobre as principais estratégias de prevenção de doenças, indicadores epidemiológicos e etc.

Regras CNRM

O motivo desses serem os assuntos abordados nas provas de residência médica são as regras da CNRM.

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) é a responsável por acompanhar os programas de residência médica do Brasil e seus processos seletivos. Uma das normas da CNRM é que o conteúdo exigido seja referente as cinco grandes áreas médicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e obstetrícia e Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva).

A prova de residência da IAMSPE no ano de 2024 quase teve seu processo seletivo anulado, pois apresentou irregularidades nessa norma. A prova não contou com questões que abordavam Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva, dessa forma, por contrariar a resolução, a CNRM acusou o processo seletivo de ser inválido.

Prepare-se para as próximas provas

Agora que já sabemos os principais temas abordados nas provas de residência médica, que tal começar a se organizar para arrasar nas próximas? Continue ligado no nosso blog, pois ainda iremos conversar muito sobre esse assunto.

Confira abaixo o depoimento de uma de nossas alunas que esteve presente no Medcof Day:

POSTS RELACIONADOS