28.8 C
São Paulo
terça-feira, 25 fevereiro
InícioCarreira MédicaOrtopedia e Traumatologia: saiba tudo sobre a área!

Ortopedia e Traumatologia: saiba tudo sobre a área!

O momento de decisão de uma especialidade médica é de extrema importância na vida de um médico recém-graduado, portanto, é grande responsabilidade que o profissional escolha aquela área que se encaixe às aspirações construídas e fixadas durante a graduação.

Por isso, trouxemos para vocês mais uma especialidade bastante conhecida e com um grande número de incidências de caso, além do número crescente de candidatos para cursar essa residência médica. Estamos falando da Ortopedia e Traumatologia.

O que é a Ortopedia e Traumatologia?

Mesmo sendo diferenciadas por seus nomes, a Ortopedia e a Traumatologia se unem em uma única especialidade, resultando também na atuação de um único profissional, ou seja, se torna uma única especialidade, sendo esta focada no desenvolvimento de tratamentos, diagnósticos, prevenção e cura de problemas que atingem diretamente o sistema musculoesquelético.

Além disso, a área é caracterizada como clínica-cirurgica, possibilitando o profissional tanto atuar em em meios, quanto em centros cirúrgicos.

Diferença entre Ortopedia e Traumatologia

Apesar de estarem fundidas em uma única área, há diferenças entre Ortopedia e Traumatologia, sendo a primeira voltada ao tratamento de casos com um maior nível de cronicidade, trabalhando no diagnóstico e prevenção de doenças que atingem os músculos, tendões, ligamentos e nervos.

A traumatologia é caracterizada pelo teor emergencial da área, atendendo fraturas, lesões torções e outros traumas que acometem o sistema músculoesquelético.

Porém, ambos os conteúdos são alocados dentro de uma mesma área pelo fato de possuírem especialidades e tratativas semelhantes, ou seja, no estudo por completo do sistema musculoesquelético.

Para que serve a Ortopedia e Traumatologia na Medicina?

Como mencionado anteriormente, a Ortopedia e Traumatologia atende diretamente ao sistema musculoesquelético do corpo humano, possibilitando o profissional especializado nessa área a atender de maneira clínica ou cirúrgica seus pacientes.

Além da assistência a pacientes com empecilhos clínicos, como o desenvolvimento de doenças congênitas e crônicas, como tendinites e deformidade, a área engloba tratamentos emergenciais, como rompimento de ligamentos e fraturas ósseas.

O acompanhamento do ortopedista e traumatologista é essencial para a identificação, tratamento e cura do possível problema apresentado pelo paciente, portanto, é necessário que haja uma averiguação total por parte do profissional para melhor atendê-lo.

Outro fator que pode ser evidenciado em relação à Ortopedia e Traumatologia é a abrangência que a área permite que os profissionais atuem, sendo possível seguir com diversos segmentos dentro desta mesma especialidade. Podemos destacar a Ortopedia Pediátrica, Ortopedia Oncológica e a Ortopedia Esportiva.

Quais as principais áreas de atuação do médico especializado em Ortopedia e Traumatologia

Confira abaixo algumas subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia, as quais focam em diferentes práticas dentro de uma mesma área e, até mesmo, atendendo somente uma parte do corpo, como é o exemplo do médico cirurgião de mão.

Ortopedia Geral

Pode ser definida como subespecialidade que atenderá ao sistema locomotor por completo, como já mencionado anteriormente. Com o direcionamento a abordagens de problemas crônicos, sejam eles presentes no paciente desde o seu nascimento ou o desenvolvimento de um caso ao longo de sua vida, como é o caso de deformações congênitas, hérnias e escoliose.

Traumatologia

Com o foco maior no atendimento emergencial, a Traumatologia visa auxiliar traumas que atingem o sistema musculoesquelético e que podem ocorrer de diferentes maneiras, sendo elas por fraturas, torções, luxações, distensões e estiramentos.

Ortopedia Pediátrica

A Ortopedia Pediátrica foca na principal fase do desenvolvimento humano: a infância. É neste período que nosso corpo passa por diferentes mudanças físicas, o que pode causar também variados casos, podendo esses ser normais para esta fase ou não.

O ortopedista pediátrico trabalhará envolvido por duas áreas que estarão focadas em um tipo clínico, o atendimento à criança e ao adolescentes enquanto passam pelo seu processo de desenvolvimento.

Ortopedia Oncológica

O profissional especializado em Ortopedia Oncológica fará o acompanhamento de pacientes que são acometidos por cânceres que atingem o sistema musculoesquelético, como o caso de câncer nos ossos.

O onco-ortopedista, como também é conhecido, fará o atendimento visando e diagnóstico do caso que acomete o paciente, descartando ou não doenças relacionadas e verificando a regressão ou evolução do tumor.

Ortopedia Esportiva

O Ortopedista Esportivo vai trabalhar no tratamento de lesões e acompanhamento de casos que se relacionam à prática esportiva. Além disso, terão a função de desempenhar um papel de educação na prática que o seu paciente necessitar.

Quanto ganha um médico da área de Ortopedia e Traumatologia?

A faixa salarial de um médico Ortopedista e Traumatologista pode variar de acordo com o local, frequência e subespecialidade na qual o profissional irá atuar. Em média, o salário é estabelecido em R$7.800,00.

Preparação para a residência? Vem para a MedCof!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica deste ano? Então seja um MedCoffer!

Aqui, podemos te ajudar na busca da aprovação na residência de Ortopedia e Traumatologia com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país!

Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material:

POSTS RELACIONADOS