Reading Time: 3 minutes

Oswaldo Cruz: 150 anos de seu nascimento

Oswaldo Cruz

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data escolhida em homenagem a Oswaldo Cruz. Mas quem foi ele e qual a sua importância para a saúde no Brasil?

 

 

Oswaldo Gonçalves Cruz foi um médico bacteriologista, epidemiologista e sanitarista com estudos pioneiros das doenças tropicais no Brasil e hoje completam-se 150 anos de seu nascimento.

 

O médico nasceu em 05 de agosto de 1872 em São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Em 1892 formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde apresentou sua tese sobre veiculação microbiana pelas águas.

 

Esse interesse por microbiologia levou o médico e cientista a montar um laboratório no porão de sua casa. Em 1897, o mesmo viajou até Paris, onde deu continuidade aos seus estudos na área da microbiologia, além de soroterapia e imunologia – através do Instituto Pasteur – e medicina legal – no Instituto de Toxicologia.

 

Ao retornar para o Brasil iniciou suas atividades como diretor técnico do Instituto Soroterápico Nacional, onde posteriormente trabalhou em uma campanha sanitária visando o combate às principais doenças presentes na capital na época, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, isolando os doentes, capturando os vetores das enfermidades e desinfectando as residências nas áreas de foco.

 

Sofreu violenta oposição popular ao implementar uma nova perspectiva de combate à febre amarela, focando nas medidas sanitárias dos arredores para eliminar focos de insetos, ao invés de seguir com a linha de pensamento que se acreditava até então – que a transmissão se devia ao contato com roupas e secreções das pessoas doentes, ao invés da picada de um mosquito.

 

Em 1904, com o aumento dos surtos de varíola, o médico tentou incentivar a vacinação em massa, porém jornais lançaram uma campanha contra as medidas propostas levando a uma rebelião popular na semana de 10 a 16 de novembro, conhecida como a Revolta da Vacina, que acabou por suspender a obrigatoriedade da vacina. A febre amarela foi erradicada do Rio de Janeiro em 1907, porém no ano seguinte houve uma nova epidemia que levou à procura das vacinas nos postos pela população.

 

Oswaldo Cruz recebeu uma medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, reformou o Código Sanitário e reestruturou os órgãos de saúde e higiene de todo o país. Foi recepcionado como herói nacional e o Instituto Soroterápico Nacional passou a ser chama de Instituto Oswaldo Cruz.

 

Oswaldo Cruz
Cientistas reunidos no Instituto Oswaldo Cruz. Fonte: Fundação Oswaldo Cruz.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1913, cavalheiro da Legião de Honra da França e em 1916 ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências, mesmo ano em que elegeu-se prefeito de Petrópolis, deixando a direção do Instituto Oswaldo Cruz por motivos de saúde e focando nos planos de urbanização da cidade, porém não conseguiu ver esses planos concretizados, vindo a falecer em fevereiro de 1917 devido a uma crise de insuficiência renal.

 

 

 

 

 

 

Quer ser avisado sempre que sair um novo post? Inscreva-se na nossa newsletter!