A otorrinolaringologia se trata de uma especialidade médica muito abrangente, pois possui como principal direção o atendimento de problemas que acometem o ouvido, nariz, garganta e boca.
Conheça mais informações sobre essa especialidade nesse texto produzido pelo Grupo MedCof!
Quais são as áreas de atuação de um Otorrinolaringologista?
Como já mencionado, a otorrinolaringologia é uma área de grande abrangência na medicina, podendo até ter a inclusão de mais de uma especialidade como desenvolvimento de área de atuação.
Separamos abaixo algumas das áreas de atuação que compõe a especialidade médica:
Otologia
A otologia corresponde a uma área de atuação clínica e cirúrgica de todo o sistema auditivo, assim como o de equilíbrio, trabalhando no tratamento de doenças, perdas auditivas, labirintopatias e/ou qualquer problema que possa acometer essas partes.
Rinologia
A rinologia é uma área de atuação focada no estudo e entendimento da região do nariz e suas complexidades, além de compreender doenças e distúrbios que acometem essa região, auxiliando no tratamento, prevenção e a cura destes.
Laringologia
A laringologia corresponde à área de atuação especializada no estudo da laringe e enfermidades que possam acometer a voz, ou seja, é uma área que atende diretamente a região da garganta, avaliando e atendendo a problemas que possam acometer esse sistema.
Otoneurologia
A otoneurologia é uma área de atuação especializada na estrutura do labirinto e suas ligações nervosas, responsáveis pelo equilíbrio e percepção de posição do corpo, que, quando afetada, pode desencadear casos de vertigem, desequilíbrio, zumbidos e o desenvolvimento da labirintite.
Medicina do sono
O otorrinolaringologista pode atuar juntamente à área de medicina do sono, pois distúrbios relacionados à especialidade refletem na função do sono, afetando este processo e impactando na vida das pessoas. Entre os principais problemas podemos enfatizar apneia do sono, ronco e acometimentos das vias respiratórias.
Otorrinolaringologia pediátrica
A otorrinolaringologia pediátrica é a aplicação da especialidade direcionada a bebês, crianças e adolescentes, com foco na identificação de distúrbios que acometem o nariz, boca, garganta e ouvidos, sendo eles problemas congênitos ou não.
Quais são as doenças tratadas na otorrinolaringologia?
Como já enfatizado, a otorrinolaringologia atuará sobre enfermidades que acometem o nariz, ouvidos, bocas e gargantas, sejam elas congênitas, virais ou bacterianas. Dentre essas doenças, podemos evidenciar algumas, conforme segue na lista abaixo:
Sinusite |
Rinite |
Amigdalite |
Desvio de septo |
Laringite |
Adenóides |
Faringite |
Labirintite |
Quais exames um otorrinolaringologista pode fazer?
Para estabelecer um padrão de atendimento, um médico otorrinolaringologista poderá solicitar diferentes exames para um melhor entendimento do que está acometendo o paciente, isso também dependerá de cada caso.
Separamos abaixo uma lista com os principais exames solicitados por otorrinolaringologistas:
- Nasofibrolaringoscopia: identificação dos principais acometimentos no nariz como desvio de septo e adenóides.
- Audiometria tonal: neste exame são avaliados os graus de audição em cada orelha do paciente. Para isso, só são transmitidos sons graves e agudos. Ajudando na identificação de uma possível perda auditiva.
- Vectoeletronistagmografia: avaliação direta do labirinto, investigando casos de tonturas, perda de equilíbrio e uma possível labirintite.
- Laringoscopia indireta: exame de verificação da saúde das cordas vocais, identificando quaisquer problemas que possam acometer a região.
- Impedanciometria: assim como o exame de audiometria tonal, a impedanciometria busca verificar problemas na audição do paciente por meio da medição das vibrações da membrana do tímpano.
Qual é o salário de um otorrinolaringologista?
O salário atribuído à profissão de otorrinolaringologista pode variar por múltiplos fatores, sendo estes de acordo com a instituição no qual o profissional trabalha, a carga horária e o reajuste que ocorre durante os anos.
Porém, na plataforma online Salário, em uma publicação de janeiro de 2025, é estabelecido panorama entre R$7.483,64 até R$14.576,65, sendo este último valor o teto salarial do profissional.
O que é necessário para se formar em Otorrinolaringologia?
A residência médica para otorrinolaringologia possui duração de 3 anos e uma carga horária de 60 horas semanais, sendo 40 horas de atividades e 20 horas separadas para plantões médicos.
Além disso, aquele que se candidatar para a especialidade não precisará de uma outra especialidade com pré-requisito, pois se trata de uma área de acesso direto. Caso o candidato queira se especializar, deverá fazer o aperfeiçoamento em um ou dois anos adicionais à residência.
Como se preparar para a residência?
A otorrinolaringologia é uma especialidade de extrema abrangência e o Grupo MedCof pode ajudar a conquistar uma vaga em uma das melhores instituições do país. Com uma metodologia exclusiva, a MedCof pode te ajudar a otimizar seus estudos com base em questões, facilitando a autonomia para a adaptação a diferentes conteúdos!