
A pneumologia é a especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias. Os pneumologistas são essenciais na gestão de condições como asma e DPOC. A formação em residência médica é rigorosa, e a remuneração varia conforme a experiência e o local de atuação. Entenda abaixo!
O que é Pneumologia?
A pneumologia é uma especialidade da medicina que estuda, investiga e trata doenças do sistema respiratório, incluindo a laringe, traqueia, brônquios e alvéolos pulmonares.
Quais são os principais exames em pneumologia?
Na pneumologia, os exames mais importantes incluem a espirometria para avaliar a função pulmonar, a radiografia de tórax para visualizar a estrutura dos pulmões e a tomografia computadorizada para uma avaliação mais detalhada. Veja detalhadamente abaixo!
Espirometria
A espirometria é um exame que avalia a capacidade pulmonar, ou seja, aferir a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares para determinar a capacidade do paciente de inspirar e expirar. É indicado para pessoas com problemas pulmonares, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite, enfisema e fibrose.
O exame é realizado por meio de um tubo de papelão descartável, que liga a boca do paciente ao espirômetro, monitorando o volume e velocidade do fluxo do ar.
Radiografia de Tórax
A radiografia (ou Raio-X) do tórax é um exame que utiliza radiações para visualizar o interior do tórax, como o coração, pulmões, ossos, vasos sanguíneos e outras estruturas localizadas na região.
O raio-x é frequentemente utilizado para investigação de doenças respiratórias, cardíacas e avaliação geral do tórax.
Tomografia Computadorizada
A tomografia é um tipo de exame que permite visualizar o corpo humano em seções de vários ângulos. É um exame extremamente eficiente na detecção de lesões, fraturas ou tumores, mesmo que sejam ainda considerados muito pequenos, o que contribui para o diagnóstico precoce.

Quais são os principais tratamentos em pneumologia?
Existem diversos tratamentos dentro da pneumologia, bem como tratamentos com antibióticos, antivirais e repouso, porém, em casos graves pode ser necessário o uso de oxigênio ou cirurgia. Além disso, o tratamento dependerá diretamente da condição do paciente. Entenda:
Tratamento para Asma
A base do tratamento para asma é o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como os corticosteroides inalatórios (bombinha). Ademais, outras opções podem ser combinadas para o alívio do desconforto com efeito broncodilatador.
Tratamento para DPOC
O tratamento para a DPOC é o uso de um dispositivo inalatório, mas alguns medicamentos podem ser prescritos pelos médicos, além de ser recomendado a participação em programas de reabilitação com fisioterapia respiratória e a prática de atividades físicas para melhor qualidade de vida.
Tratamento para Pneumonia
O tratamento para pneumonia pode ser através de antibióticos, caso seja causada por bactérias e tenha sido adquirida fora do ambiente hospitalar, sendo possível tratar em casa. Contudo, em casos graves que necessitam internação, antibiótico é administrado via endovenosa.
Tratamento para Câncer de Pulmão
O tratamento para este tipo de câncer depende diretamente do estado de saúde geral do paciente, tipo de tumor e estágio da doença. Para o tratamento de câncer de células pequenas, são realizadas quimioterapia e radioterapia. Já para o câncer de células não pequenas, depende do estágio da doença, tendo em vista que é um câncer com crescimento lento. No primeiro estágio, a cirurgia é o principal tratamento. No segundo, é possível combinar a radioterapia com cirurgias. No estágio 3, o tratamento envolve também radioterapia, cirurgias e quimioterapia. Por fim, no quarto e último estágio, o câncer já se espalhou para partes distantes do corpo e é difícil curá-lo, assim, as opções de tratamento envolvem radio e quimioterapia para diminuir o tumor e aliviar os sintomas.
Quais são as áreas de atuação do pneumologista
Os pneumologistas têm um papel crucial em ambientes clínicos e hospitalares, porém podem atuar em muitas outras áreas. Veja:
- Atendimento ambulatorial e hospitalar: no cenário ambulatorial, o pneumologista se depara com doenças como asma, bronquites, enfisema, pneumonia e tuberculose. Além de tratamentos clínicos, o médico pode realizar procedimentos como espirometria e testes de provocação brônquica. Nesta área de atuação, os pneumologistas atuam intensivamente em ambientes de emergência, unidades de terapia intensiva e blocos cirúrgicos tratando câncer de pulmão, insuficiência respiratória aguda e doenças crônicas;
- Pesquisas clínicas: também é possível seguir carreira na pesquisa clínica, buscando novas terapias, medicamentos e tecnologias para o tratamento de doenças pulmonares;
- Medicina do sono: o médico pneumologista especializado em medicina do sono pode tratar condições diretamente ligadas à pneumologia, como a apneia do sono e os distúrbios respiratórios do sono;
- Saúde pública: os profissionais de saúde pública lidam diretamente com doenças respiratórias em escala populacional, participando de campanhas de vacinação e programas de controle de tuberculose.
Como é a rotina de trabalho do pneumologista
A rotina de um pneumologista é variada e abrange consultas ambulatoriais, onde diagnostica e trata condições respiratórias como asma e DPOC, além de realizar e interpretar exames como espirometrias e broncoscopias. Muitos também prestam atendimento em hospitais, monitorando pacientes internados e prestando consultoria para casos complexos. No campo da pesquisa, eles se envolvem em estudos clínicos e publicações para avançar no tratamento de doenças pulmonares. A educação é outra área de atuação, especialmente em ambientes acadêmicos, onde ensinam e treinam futuros médicos. Desafios incluem manter-se atualizado e gerenciar o estresse associado ao cuidado de condições crônicas.

Como se especializar em pneumologia?
Para se especializar em pneumologia, é necessário concluir a graduação em medicina em uma instituição reconhecida, que dura em torno de 6 anos.
Pré-requisitos para a residência em pneumologia
Para ingressar na residência médica em pneumologia, é necessário concluir a residência de pré-requisito em clínica médica, com duração de 2 anos. Além de possuir o diploma de medicina, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e outros documentos que possam ser exigidos no edital.
Duração da residência em Pneumologia
A duração da residência em pneumologia tem duração de 2 a 3 anos.
Quanto ganha um pneumologista?
Em média, um pneumologista pode ganhar no Brasil cerca de R$5.820,00 para uma jornada de 19 horas semanais.
Como está o mercado de trabalho para pneumologistas?
O mercado de trabalho tem apresentado boas perspectivas com alta demanda profissional, devido ao envelhecimento da população e aumento de doenças respiratórias. Além disso, a COVID-19 destacou a importância desses especialistas.
Conquiste sua vaga na Residência em Pneumologia com a MedCof
Está se preparando para conquistar a tão sonhada vaga na residência de Pneumologia? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do YouTube para ver o nosso material de revisão e correção.