Pneumotórax: traumático e espontâneo: leia esse post e nunca mais
deixe de identificar na radiografia.
Saiba mais a seguir
Pneumotórax: traumático e espontâneo
O pneumotórax é uma emergência clínica que necessita de diagnóstico e manejo rápido e preciso, portanto nesse post vamos abordar os principais achados clínicos e radiográficos do pneumotórax.
Pneumotórax: Definição
A caracterização do pneumotórax se deve pela presença de ar no espaço pleural, que pode ocorrer de forma espontânea ou traumática. Assim, a classificação do pneumotórax espontâneo pode ser primária quando não houver uma causa evidente. Ademais, o pneumotórax secundário, ocorre devido a condições subjacentes, como doenças pulmonares, trauma ou certos procedimentos médicos.
Achados Clínicos
A apresentação clínica é variável e dependerá tanto do mecanismo que gerou o pneumotórax e sua extensão, como da condição clínica do paciente.
Sendo assim, os pacientes podem apresentar dor torácica súbita e intensa, insuficiência respiratória, taquicardia, dispneia e hipotensão. Já no pneumotórax hipertensivo, por exemplo, pode-se observar a turgência jugular, desvio traqueal e parada cardiorrespiratória, podendo levar o paciente ao óbito.
Desse modo, no exame físico pode-se observar a redução ou ausência de murmúrios vesiculares na ausculta pulmonar, hipertimpanismo à percussão, e presença de crepitação à palpação (enfisema cutãneo).
Achados Radiográficos
Por fim, a radiografia de tórax em ortostase é um excelente exame para se avaliar uma suspeita clínica de pneumotórax. Podemos encontrar como achados:
- Borda pleural visceral visível é vista como uma linha branca muito fina e nítida;
- Nenhuma marcação pulmonar é vista periférica a esta linha;
- Presença de hipertransparente em comparação com o pulmão adjacente;
- Pode-se encontrar o pulmão completamente colapsado;
- Enfisema subcutâneo e pneumomediastino também podem estar presentes;
Portanto, sobre o Pneumotórax seja ele traumático ou espontâneo – Lembre-se que o pneumotórax é uma condição médica que requer identificação precoce para um manejo adequado.
Sendo assim, continue nos acompanhando para ficar por dentro dos principais temas da medicina!