19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioEmergênciasPOCUS: veja importância na emergência

POCUS: veja importância na emergência

pocus ultrassom, ultrassom pocus, pocus trauma, pocus no trauma, Point of Care Ultrassound

O POCUS é um dos temas mais cobrados nas provas de cirurgia das bancas de Residência de São Paulo

Resumo

Definição

POCUS é a sigla do termo Point of Care Ultrassound, ou seja, é a avaliação do paciente através do aparelho de ultrassom à beira leito no ambiente de UTI ou de emergência.

 

Qual o objetivo do POCUS?

Diferentemente de uma avaliação detalhada de um radiologista, o POCUS pode ser realizado por qualquer médico treinado e visa avaliar rapidamente de forma específica estruturas anatômicas do paciente em questão sem necessidade de transporte, além disso, não é invasivo.

 

Como utilizar o POCUS?

Para essa avaliação existem protocolos definidos, dependendo do contexto e das hipóteses diagnósticas do paciente.

 

POCUS no choque

Um dos exemplos, é o protocolo RUSH (Rapid Ultrassound in Shock), utilizado para auxiliar na classificação do choque para rápido manejo do mesmo. A avaliação consiste em 3 etapas, avaliação da bomba (4 janelas cardíacas), do Tanque (veia cava inferior e cavidades torácica e abdominal) e dos canos/vasos (circulação arterial e venosa).

 

Veja abaixo a relação dos achados patológicos com os respectivos tipos de choque:

pocus ultrassom, ultrassom pocus, pocus trauma, pocus no trauma, Point of Care Ultrassound

POCUS no trauma

Por fim, um dos temas mais cobrados na residência é abordagem ao trauma. O ultrassom point of care não está fora disso.

 

O FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma) é um protocolo para verificar, principalmente líquido livre em pacientes vítimas de trauma. Posteriormente, o FAST passou por uma atualização, sendo elaborado o *e-FAST (Extended *Focused Assessment with Sonography in Trauma), com a avaliação estendida, o que antes era verificado apenas a janela cardíaca, espaço hepatorrenal (espaço de morrison), espaço esplenorrenal e pelve, passou a avaliar também o tórax (com avaliação das pleuras, parênquima pulmonar e diafragma).

 

Portanto, o POCUS veio para auxiliar o diagnóstico rápido em pacientes em gravidade tanto na UTI quanto na emergência!

 

Não deixe de revisar esses temas na sua preparação e continue nos acompanhando no blog para ficar por dentro das principais atualizações da medicina.

Como POCUS cai na prova?

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP (2022)

 

Homem, 21 anos de idade, é admitido no PS, vítima de ferimento penetrante por arma branca no tórax. Exame físico: consciente, FC = 130 bpm, PA = 80 x 50 mmHg, FR 28 irpm, ausência de estase jugular, lesão corto contusa de 3 cm no hemitórax esquerdo, no 4° espaço intercostal. A conduta inicial mais adequada é:

A) focused Assessment with Sonography in trauma

B) angiografia com subtração digital

C) angiotomografia de tórax.

D) ultrassonografia point-of-care expandido.

 

Gabarito: Letra D, lembre-se que o FAST não avalia estruturas torácicas, além do coração!

Conquiste a aprovação

As provas de residência médica estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas vagas das melhores instituições do país, então conheça o Grupo MedCofTemos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024!

medcof residencia medica, curso Intensivo para Residência Médica, curso para residência médica, medcof hiit, aulas medcof,
Grupo MedCof
Grupo MedCof
Tendo aulas baseadas em questões, + de 115 subespecialistas disponíveis e uma metodologia única, você pode se juntar ao nosso time que conta com mais de 10 mil ...
POSTS RELACIONADOS