Pós-Graduação em Medicina: Você sabia que a residência médica não é o único caminho para se especializar dentro de um serviço renomado?
Especialização em medicina
A busca por uma especialização médica tem aos poucos deixado de ser um diferencial para se tornar uma exigência para os profissionais que querem construir uma carreira com mais oportunidades e estabilidade. Entretanto, embora a residência médica seja a especialização médica mais buscada, ela não é a única forma de aperfeiçoar seus conhecimentos e se destacar no mercado!
De acordo com dados da Demografia Médica de 2023, existem mais médicos especialistas no país através da residência médica. Infelizmente, o número de vagas credenciadas pelo MEC, não acompanhou a maior busca dos profissionais por uma especialização em medicina, o que torna a preparação para as provas cada vez mais difícil.
Além disso, nem todos os médicos recém-formados têm a oportunidade ou condições de ingressarem em um programa de residência médica que além da intensa carga de atividades, poderá exigir mais tempo e recursos do que o esperado.
Pensando nisso, a pós-graduação em medicina se mostrou uma alternativa válida para os profissionais que querem uma forma de se destacarem no mercado e ampliar as possibilidades dentro a área.
Mas qual é a real de diferença entre a residência médica e a pós-graduação?
Residência médica vs Pós-Graduação
Embora ambas sejam consideradas pós-graduações lato sensu, que fornecem conhecimentos para o mercado de trabalho e não para docência e pesquisa (stricto sensu), a conclusão da residência médica é a única que permite o profissional atue como um especialistas em serviços hospitalares e cirúrgicos. Isso porque, com uma carga horária que chega a mais de 2.800 horas anuais, com estágios, avaliações e plantões, ao fim de 2 a 5 anos, o médico encontra-se apto para a prestação de serviços
Apesar disso, você já deve ter ouvido que a residência médica é a única forma de conquistar o título de especialista. Bom, isso não é exatamente verdade. Para adquirir o título de especialista você deve prestar uma prova e adquirir um certificado reconhecido pela associação ou sociedade que rege tal especialidade e que seja filiada a AMB (Associação Médica Brasileira).
Desse modo, se após realizar a pós-graduação em medicina você desejar atuar como um especialista em serviços médicos, você deverá prestar uma prova de título para a área desejada, como CBC para cirurgiões, TED para dermatologistas e o TEEM para endocrinologistas.
E quais são as vantagens da pós-graduação?
Benefícios da Pós-Graduação em Medicina
Instituições credenciadas pelo MEC podem ofertar os cursos de pós-graduação em medicina que possuam uma carga horária mínima de 360 horas e sem carga máxima, ofertando uma maior flexibilidade para os alunos, que podem ter uma distribuição semanal, quinzenal ou até mensal das aulas. Assim, ao final do curso é comum que os profissionais apresentem um trabalho de conclusão ou uma monografia.
Diante disso, entre as vantagem da pós-graduação podemos citar:
- Rotina que permite o estudante trabalhar e ter um planejamento financeiro rentável;
- Qualidade de vida ao evitar plantões imprevistos e muitos extensos;
- Aprofundamento do conhecimento científico através de professores com mestrado e/ou doutorado, além de ampla experiência área. Dessa forma, é possível adquirir muita credibilidade técnica aprendendo conceitos e inovações científicas;
- Grande networking por meio do contato com professores que têm profundos conhecimentos acadêmicos e profissionais de diversos locais do Brasil e com outras atuações;
- Aulas Práticas que ensinam a condução de exames e discussão de casos avançados, além possibilidade de haver atividades em hospitais e ambulatórios sob acompanhamento e orientação de professores especialistas.
Considerações antes de escolher a especialização
Por fim, antes de bater o martelo na escolha da pós-graduação em medicina é importante ter certeza que tanto a especialidade quanto a instituição são as certas para você. Portanto, leve em consideração:
- Se o curso de pós-graduação e a instituição são reconhecidos pelo MEC;
- A reputação da instituição que está ofertando o curso;
- O conteúdo programático definido;
- O quadro de professores designado
- As possíveis atividades práticas e extracurriculares ofertadas
- Os métodos avaliativos exigidos
A.Prova MedCof Derma
Como você deve ter visto, a pós-graduação em medicina é uma forma válida de especialização que possui diversas vantagens. Com isso em mente, o MedCof Derma preparou um curso exclusivo para você que pensa em fazer um pós na área de dermatologia, o A.Prova MedCof Derma.
Para começar teremos um evento 100% gratuito e online em que você poderá simular a prova feita para ingresso na pós-graduação. Assim, no dia 15 de outubro você terá 3h para responder 50 questões baseadas nos maiores programas de pós-graduação do país.
Dessa forma, no dia 18 de outubro haverá a correção das questões ao vivo com a liberação do ranking para aqueles que realizaram o simulado dentro do prazo esperado!