18.8 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioOrtopediaPrincipais testes e sinais clínicos dos membros superiores e inferiores

Principais testes e sinais clínicos dos membros superiores e inferiores

testes ortopédicos

A Ortopedia é uma especialidade extremamente importante, pois é responsável por tratar e diagnosticar problemas associados ao sistema locomotor. Dentro do dia-a-dia da especialidade e dos atendimentos clínicos no geral, um dos pontos chave do exame físico são os testes e manobras, que permitem a melhor avaliação e possível construção de hipóteses diagnósticas. 

 

Dito isso segue abaixo os principais testes ortopédicos:

 

  • As lesões no ombro ocorrem frequentemente no cotidiano devido a atividades com movimento excessivo, repetitivo e com alta carga.  Assim, o teste de jobe se faz bastante útil, pois é um teste voltado para o músculo supra-espinhoso e sua execução consiste em elevar ativamente o ombro contra resistência, com o membro superior no plano da escápula e em rotação medial. O objetivo deste exame é  analisar a função do tendão supraespinhal e caso haja dor ou incapacidade de elevação do membro é uma possível indicação de lesão no tendão.
teste de jobe
Teste de Jobe

 

  • O joelho é a articulação mais complexa do corpo, sendo responsável por sustentar o peso do corpo e pelo movimento. Dessa forma, é propício a sofrer lesões, tornando os testes do joelho essenciais na prática médica.

 

O teste de gaveta Anterior é um dos mais conhecidos, sendo eficaz para analisar lesões do ligamento cruzado Anterior (LCA). Para realizá-lo é necessário pôr o paciente numa posição que haja uma flexão de 90º entre os ossos que compõem a articulação e, a seguir, aplicar uma força de posterior para anterior, analisando os graus de posteriorização da tíbia. Também é possível examinar o ligamento cruzado posterior, seguindo os mesmo moldes do anterior, porém aplicando uma força no sentido oposto, ou seja, de anterior para posterior.

teste de gaveta anterior
Teste de gaveta anterior

 

  • Um outro teste complementar e frequentemente requisitado na semiologia é o Jerk teste. Com o membro do paciente posicionado a 90º de flexão do joelho e uma das mãos impondo um estresse em valgo sobre a articulação, realiza-se uma extensão lenta e progressiva. Caso o resultado seja positivo, será possível notar uma subluxação na parte anterolateral do joelho, indicando lesão do LCA.
jerk teste
Jerk teste

 

 

 

Por Rian Santos

 

 

 

 

 

Quer ser avisado sempre que um post novo sair? Inscreva-se na nossa newsletter!

Não deixe de conferir também nossas aulas gratuitas, correções de provas e muito mais no nosso canal do YouTube!

POSTS RELACIONADOS