17.5 C
São Paulo
quinta-feira, 12 dezembro
InícioClínica MédicaReconheça os mecanismos fisiológicos da hipersensibilidade: A Alergia

Reconheça os mecanismos fisiológicos da hipersensibilidade: A Alergia

Introdução 

A alergia pode ser caracterizada como uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas (alérgenos). Ao se expor ao alérgeno (como pólen, alimentos, etc) o corpo do paciente produz anticorpos IgE, que se ligam aos mastócitos, causando a sensibilização. Mas atente-se ao detalhe, os mastócitos podem degranular sem IgE também (por infecções, anticorpos, neoplasias, opioides, quinolonas, AINES e contraste isolado). 

Mecanismos 

Podemos dividir os mecanismos de hipersensibilidade em 4:

  1. Anafilaticos/imediata 

O mecanismo efetor desse tipo são os IgE, mastócitos e basófilos. Clinicamente, encontramos os protótipos de urticária, anafilaxia, angioedema e broncoespasmo.

  1. Citotoxicidade celular dependente de anticorpo

Esse mecanismo é mais associado a IgM, IgG, sistema complemento, facocitose e células NK, resultando em  nefrites, citopenias, pneumonites, etc. 

  1. Imunocomplexos

Também relacionado a IgM, IgG, sistema complemento e fagocitose, essa modalidade pode ocasionar doença do soro, febre, urticária, vasculites e glomerulonefrite. 

  1. Celular

Esse mecanismo tem como efetores os linfócitos T, citocinas, mononucleares e células de Langerhans, causando dermatite de contato, fotoalergias, eritema fixo, exantemas, DRESS, SSJ/NET e PEGA. 

Conceitos importantes 

Anafilaxia 

Nome escolhido para definir uma reação sistêmica aguda grave que seja potencialmente fatal. Ela apresenta mecanismos, apresentações clínicas e gravidade variada, mas sempre resulta da liberação repentina de mediadores de mastócitos e basófilos ativados, após contato com uma substância causadora específica. Devido a essas características, podemos enquadrá-la em uma emergência médica, com subdiagnosticos e subtratamento. 

A principal célula efetora é o mastócito, que degranula facilmente e libera uma série de substâncias, como proteoglicanos, triptase e histamina (causadora dos principais sintomas da crise de anafilaxia). 

Os sintomas variam conforme a área de atuação do mastócito: 

Respiratórios Superiores Respiratório geral DigestivoCardiovascularPele
RinorreiaTosseNáusea Hipotensão Eritema 
CorizaDispneia Vômito Taquicardia Urticaria 
AngioedemaBroncoconstrição Dor abdominal Vasodilatacao Angioedema 
Estridor Hipoxia Diarreia Aumento da Permeabilidade vascular 

Reações bifásicas 

Característica das reações de anafilaxia, a reação bifásica se divide em duas manifestações alérgicas bem demarcadas, ou seja, com resposta primária e secundária. Até 20% das reações são bifásicas e, geralmente, são devido a alimentos. O intervalo entre os sinais e sintomas pode variar de 8 a 72h e vale dizer que não existem sinais ou sintomas preditivos da recorrência do quadro. É importante ressaltar que não devemos liberar o paciente após o primeiro tratamento!

Fonte: Acervo de Aulas do Grupo MedCof.

Diagnóstico 

Deve-se considerar anafilaxia como diagnóstico muito provável quando existe uma reação sistêmica grave na presença de pelo menos um de três critérios clínicos:

  • Início súbito com envolvimento da pele e/ou mucosas e pelo menos um  entre o compromisso respiratório e hipotensão ou sintoma associado de disfunção de órgão terminal 
  • Ocorrência de forma súbita após exposição a um alergénio provável de pelo menos um entre envolvimento de pele e/ou mucosas, compromisso respiratório, hipotensão ou sintoma associado e sintomas gastrointestinais súbitos. 
  • Hipotensão após exposição a um alergenio conhecido para aquele doente em lactantes e crianças com baixo PAS e adultos com PAS < 90 mmHg. 

Fluxogramas importantes 

Alguns fatores influenciam na anafilaxia, por isso vale relembrá-los:

Além disso, vale lembrar os fatores de risco para a gravidade da anafilaxia.

Prepare-se conosco!

Quer se preparar para as provas de residência médica de 2025? Então prepare-se com o Grupo MedCof e confira o vídeo no qual nossos especialistas tiram dúvidas sobre as principais residências!

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS