19.2 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioCarreira MédicaResidência em oftalmologia: onde estudar, salário e mais

Residência em oftalmologia: onde estudar, salário e mais

A residência médica atua como uma pós-graduação, porém, no curso de medicina, para seguir carreira em algumas áreas mais específicas, essa especialização é necessária. Logo, depois de passar 6 anos na faculdade, é necessário ainda ficar entre dois a 65 anos em uma “pós-graduação” de medicina, por exemplo, para residência oftalmologia.

 

O programa de residência de qualquer área dentro da medicina é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a legislação prevê uma carga horária de, no máximo, 60 horas semanais, já incluindo as 24 horas de plantão. É determinado, também, que haja um descanso obrigatório de 6 horas após o plantão noturno de 12 horas e, ao menos, um dia de folga semanal, bem como trinta dias consecutivos de repouso por cada ano de atividade.

 

A bolsa de um residente não varia de acordo com a especialidade, todos ganham um valor fixo de R$ 4.106,09 por 60 horas semanais trabalhadas. 

 

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a especialidade de oftalmologia.

 

 

O que faz um oftalmologista?

O profissional formado e especializado em oftalmologia possui diversas atividades e elas são bem diversificadas entre si. Dentro da medicina eles abrangem tanto a parte clínica quanto a cirúrgica, podendo passar uma infinidade de exames médicos. Isso fez com que essa especialidade se tornasse uma das 10 com mais profissionais atuantes.

O médico residente de oftalmologia vai estudar, diagnosticar e tratar os olhos e as suas doenças. Esse é o profissional que acompanha e zela pelo bom funcionamento da visão dos pacientes, além de prescrever diversos tratamentos e correções para quem tem alguma dificuldade.

 

A medicina, de uma maneira geral, utiliza a tecnologia para facilitar e desenvolver aplicações e medicamentos que revolucionam diagnósticos e tratamentos e na oftalmologia isso não seria diferente. Entretanto, nessa área em específico, é possível perceber ainda mais tais recursos, já que ela permite que o médico utilize equipamentos sofisticados e, também, de alta resolução.  

 

O pleno funcionamento ocular é muito importante, pois porque grande parte das informações que recebemos em relação ao meio em que vivemos é realizada através dos olhos.. Os olhos são bastante complexos e procurar ajuda do especialista para ter exames de rotina é uma das melhores maneiras de prevenir ou detectar precocemente os problemas relacionados a esse órgão.

 

Abaixo, acompanhe como funciona a residência de medicina para oftalmologia.

 

 

Como é a residência em oftalmologia?

A residência oftalmologia tem duração de três anos, assim como outras áreas de especialização da medicina. No primeiro ano, o médico residente (R1) passará por aulas teóricas e práticas focadas em anatomia, histologia, embriologia, genética, fisiologia e, também, em citologia ocular.

 

Ele, assim, conseguirá atuar em locais como o ambulatório geral, a emergência, nas unidades de internação oftalmológica e fará análises, apresentações e discussões de casos clínicos. Em menor escala, o médico oftalmologista participará como auxiliar em cirurgias do olho e anexos.

 

Durante o segundo e terceiro ano da especialização na residência, cujas grades curriculares são bastante semelhantes, os R2 e R3 estarão presentes no ambulatório especializado na unidade de internação e, ainda, realizarão cirurgias. 

 

Eles terão, ainda, aulas teórico-práticas, mas com uma frequência bem menor.

residência oftalmologia

Como é o trabalho de um residente de oftalmologia?

O trabalho de um residente de oftalmologia vai depender da sua atuação dentro da área. A maioria dos médicos oftalmologistas preferem atuar na área ambulatorial, tendo uma parcela dos profissionais que se especializam em casos cirúrgicos. 

 

Além da especialização, esses profissionais podem ainda estudar uma subespecialização para ampliar os seus conhecimentos sobre as áreas da:

  • Plástica ocular;
  • Cirurgia refrativa;
  • Oftalmopediatria;
  • Doenças orbitárias;
  • Problemas da retina;
  • Doenças das vias lacrimais.

Os médicos da área podem ter seu próprio consultório ou optarem por trabalhar em uma clínica especializada, bem como em hospitais na parte clínica ou de emergência. 

 

Em média, o médico oftalmologista ganha cerca de R$ 14.205,89 por uma jornada de 17h semanais. 

 

 

Melhores lugares para fazer residência ou pós graduação em oftalmologia

Conheça, abaixo, alguns dos melhores lugares para se fazer a residência médica de oftalmologia. 

 

Em São Paulo, as instituições mais procuradas são: Unifesp, USP, IAMSPE, Unicamp, Unesp, SUS-SP. Todos levam três anos para completar o curso e possuem uma concorrência alta, por isso, é necessária uma ótima preparação. 

 

 

Como se preparar para a prova de residência em oftalmologia?

Para lhe ajudar na preparação das diversas provas de residência, é bom sempre contar com profissionais. 

 

Pensando nisso, o MedCof, grupo de preparação para teste de medicina R1 cirurgia (básico) e R+ (especialidade), além de disponibilizar cursos para atuação em áreas específicas como, por exemplo, o curso de ultrassonografia, ainda pode te ajudar na preparação para as provas de residência. 

POSTS RELACIONADOS