20.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioRaio-X EditaisResidência Médica: PSU-MG 2024

Residência Médica: PSU-MG 2024

Relembre como foi a última edição do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Minas Gerais (PSU-MG) e se prepare para a próxima prova!

Sobre o PSU-MG

O maior meio de ingresso aos programas de residência médica do estado de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, o PSU-MG, tem como comandante a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), esta que também é responsável pelo PSU-GO.

Essa edição teve o total de 75 instituições participantes e mais de 1.200 vagas dividas em Acesso Direto,

Edital PSU-MG 2024

No dia 13 de setembro de 2023, a AREMG divulgou em seu site o edital do PSU-MG 2024, onde os candidatos receberam informações sobre datas, inscrições, processo seletivo, taxa de inscrição, isenção de taxa, instituições participantes e matrículas.

Inscrições

Os candidatos que prestaram o PSU-MG 2024 realizaram suas inscrições entre os dias 28/09 e, a princípio até 09/10/2023, porém, o prazo final das inscrições foi prolongado até o dia 11/10/2023. Quem precisou de isenção da taxa de inscrição, solicitou entre os dias 22 e 25/09/2023.

Para aqueles que pagaram o valor integral, a taxa estabelecida foi de R$ 220,00 e o pagamento pôde ser efetuado até o dia 12 de outubro. Todos os processos foram realizados pela internet, no site oficial da Associação.

Vagas

Nesta edição foram ofertadas ao todo 1.239 vagas. A própria AREMG divulgou uma tabela com as distribuição das vagas entre as instituições, o número de vagas oferecidas, número de candidatos escritos e a relação candidatos/vaga. Essas informações estão disponíveis no site oficial.

Processo Seletivo

Assim como grande parte das provas de Residência Médica, o PSU-MG 2024 contou com 2 fases em seu processo seletivo, sendo a prova objetiva como 1ª fase e a análise curricular como 2ª fase.

Prova Objetiva – 1ª fase

A 1ª fase ocorreu no dia 03 de dezembro de 2023. Desse modo, uma vez que diferentes programas existem, a prova foi feita de maneira específica para cada um. Veja abaixo quais foram os conteúdos:

Acesso Direto

Teve duração de 4 horas e 75 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as 5 maiores áreas médicas:

  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Medicina Preventiva e Social
  • Pediatria

Pré-Requisito

Teve duração de 2 horas e até 50 questões de múltipla escolha ou 10 questões abertas correspondentes à área de Pré-Requisito escolhida.

Análise Curricular – 2ª fase

Os canditatos que obtiveram pontuação igual ou acima a 45,0 (50% da prova), prosseguiram para a próxima fase: a análise curricular. Assim, o Curriculum Vitae, o qual foi enviado previamente com as inscrições (entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro), foi analisado.

Os currículos deveriam estar padronizados de acordo com as normas contidas no edital. Além disso, no edital também foi possível conferir os critérios utilizados na análise.

A nota provisória foi disponibilizada no dia 18 de janeiro de 2024. Veja abaixo os itens que serão pontuados:

  • Acesso direto:
Item avaliadoPontuação máxima
Aproveitamento nos quatro primeiros anos do curso médico2,0
Aproveitamento nos dois últimos anos do curso médico1,0
Conhecimento em inglês ou outra língua estrangeira1,0
Atividades realizadas exclusivamente durante o período de graduação em medicina4,3
Residência médica (Credenciada pela CNRM/MEC), ou residência multiprofissional em saúde (Credenciada pela CNRMS), ou residência em área profissional da saúde (Credenciada pela CNRMS), ou mestrado em área da saúde (autorizado pela CAPES/MEC), ou doutorado em área da saúde (autorizado pela CAPES/MEC), ou curso de especialização médica (reconhecido pelo MEC), ou título de especialista conferido por sociedade de especialidade médica0,5
Organização ou participação em ligas acadêmicas durante a graduação e/ou representação acadêmica em órgãos oficiais durante a graduação1,0
Cursos de suporte à vida0,5
Cursos relacionados a ética médica (ministrado por entidades médicas de classe),  e/ou medicina baseada em evidências (ministrado por entidades médicas de classe ou Faculdades de Medicina), ou cursos relacionados ao mercado de trabalho (ministrado por entidades médicas de classe)0,5
Participação voluntária em projeto junto à comunidade durante a graduação de medicina voltado para a prevenção, educação e rastreamento de doenças e estágio em serviços de vigilância a saúde0,8
Apresentação de trabalho em eventos científicos ou publicação de trabalhos científicos1,5
Publicação de livros ou capítulo de livros0,5
  • Pré-requisito
Item avaliadoPontuação máxima
Avaliação durante a residência médica de pré-requisito2,0
Conhecimento em inglês ou outra língua estrangeira2,0
Residência médica em área distinta do pré-requisito (Credenciada pela CNRM/MEC), ou residência multiprofissional em saúde (Credenciada pela CNRMS), ou residência em área profissional da saúde (Credenciada pela CNRMS), ou mestrado em área da saúde (autorizado pela CAPES/MEC), ou doutorado em área da saúde (autorizado pela CAPES/MEC), ou curso de especialização médica (reconhecido pelo MEC), ou título de especialista conferido por sociedade de especialidade médica2,0
Representação de médicos residentes1,0
Apresentação e/ou publicação de trabalhos científicos nos últimos 3 anos2,0
Publicação de artigo científico em revista indexada2,0
Publicação de livro ou capítulo de livro com temas relacionados ao programa do pré-requisito1,0
Cursos de suporte à vida2,0
Cursos relacionados a ética médica1,0
Cursos de medicina baseada em evidências1,0
Cursos relacionados ao mercado de trabalho1,0

Para saber mais informações sobre análise curricular e ver os critérios que cada instituição pontua, veja o nosso post exclusivo sobre Análise Curricular: Atividades essenciais que não pode faltar.

Definição da nota e critérios de desempate

A nota final do PSU-MG definiu-se com base na soma do resultado da prova objetiva com o resultado da análise curricular. Entretanto, elas possuem pesos diferentes, enquanto a prova objetiva compõe 90% da nota final, a análise curricular corresponde aos 10% restantes.

Para desempate, os critérios utilizados foram:

  • Maior nota na Prova Objetiva;
  • Maior idade.

Resultado PSU-MG 2024

Após o Resultado Provisório da Análise Curricular ser divulgado no dia 18 de janeiro e o período de recursos acontecer até o dia 20 de janeiroResultado final do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Minas Gerais 2024 foi divulgado no dia 26 de janeiro de 2024, juntamente com a primeira convocação dos candidatos.

Até o momento houveram 24 convocações.

Calendário PSU-MG 2024

Desta forma, o cronograma contendo as datas dos principais eventos ficou assim:

EventoData
Edital13/09/2023
Solicitação de isenção da taxa22 a 25/09/2023
Inscrições28/09/2023 a 11/10/2023
Prazo para o
pagamento da taxa
12/10/2023
Envio documentos para
Análise Curricular
28/09/2023 a 11/10/2023
Prova Objetiva – 1ª fase03/12/2023
Resultado final 1ª fase21/12/2023
Resultado final Análise Curricular – 2ª fase18/01/2024
Nota final e 1ª convocação24/01/2024
Início das atividades01/03/2024

Se prepare para o próximo PSU-MG

A Medcof te ajuda a mandar bem na próxima prova do PSU-MG! Com o nosso catálogo repleto de cursos, te guiaremos na jornada à Residência Médica dos sonhos! Confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!

POSTS RELACIONADOS