Se você deseja realizar a sua residência médica em Oftalmologia na Faculdade de Medicina da USP ou possui curiosidade em saber mais sobre, esse post é para você! Confira aqui as principais informações sobre a residência.
Como ingressar?
As vagas para a residência de Oftalmologia são disponibilizadas para ingresso em acesso direto, anualmente, pelo processo seletivo da USP-SP. No processo atual, para ingresso em 2025, a instituição ofertou um total de 14 vagas para a especialidade.
A residência
A residência conta com um total de 3 anos de duração e suas áreas mais fortes são volume de atendimento, casos complexos, volume cirúrgico, elevada relevância acadêmica. Além disso, a carga horária é integral e teórica, com grade estruturada em aulas e em reuniões clínicas.
Os plantões são de 24h no PS, e, após o plantão, o residente possui 6h de descanso.
Estágios
Os estágios obrigatórios são divididos por cada ano da residência, R1, R2 e R3. Cada um dos anos tem um foco específico em alguma subespecialidade da oftalmologia, sendo:
- R1: Córnea, Retina, Glaucoma, Uveíte, Plástica Ocular, Neuroftalmologia, Estrabismo, Órbita e PS.
- R2: Córnea, Retina, Glaucoma, Uveíte, Plástica Ocular, Neuroftalmologia, Estrabismo, Órbita, PS, Catarata e Visão Subnormal.
- R3: Glaucoma, Córnea, Retina, Catarata e mais duas subespecialidades à escolha do R3.
Por que fazer residência médica na USP-SP?
A Universidade de São Paulo (USP) possui reconhecimento nacional e internacional no ramo da educação, e os programas de residência médica estão incluídos nisso. A instituição possui uma ótima base teórica e inúmeros fatores que farão do residente um ótimo profissional e muito bem preparado para exercer o seu trabalho.
Prepare-se para a prova da USP 2024/2025
Por fim, se após a lida desse texto você tomou sua decisão de cursar sua residência médica em oftalmologia na USP-SP, a MedCof está aqui para te ajudar com isso! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.