Residência em Pediatria: entenda como funciona, quanto ganha e onde estudar
A medicina sempre foi uma profissão de grande procura pelas pessoas, pois, entre vários outros fatores, entrega bastante no quesito financeiro. Com isso, a residência em pediatria vem se tornando cada vez mais procurada tanto pelos jovens e quanto pelo público mais velho que está buscando mudar a sua especialização.
Pesquisar tudo sobre a residência em pediatria é de muita importância para quem está querendo seguir nesta carreira que possui um grande crescimento. Neste tipo de aprofundamento da profissão é necessário saber sobre como funciona, quanto é o salário dos profissionais dessa área e onde estudar para se tornar um especialista em pediatria.
Sabendo que existem todas essas dúvidas no ar para quem está cursando medicina ou já se formou e quer se especializar nessa área, fizemos esse artigo para esclarecer todas as incertezas que existem sobre o assunto. Veja a seguir tudo sobre a residência em pediatria:
O que faz um pediatra?
Para começar a entender sobre essa área, devemos compreender o que faz um pediatra, certo? Pois bem, vamos lá!
Um pediatra é um médico que fez uma especialização para entender mais sobre os cuidados que uma criança, pré-adolescente e adolescente devem ter com a sua saúde.
O pediatra fica encarregado de diversas funções sobre a atuação na saúde do pequeno paciente, entre essas funções estão o cuidado com alimentação, vacinas, cautela com acidentes e alimentação com leite materno. Portanto, um médico que fez residência em pediatria terá que ficar responsável por todas as etapas da saúde infantil.
Como é a residência em pediatria?
A residência em pediatria é uma especialização feita pelo aluno de medicina que pretende seguir nesta área. Ela tem uma duração de 3 anos e prepara o aluno para que ele tenha todos os conhecimentos necessários sobre saúde infantil.
Lembrando: para que seja possível se tornar um pediatra, a pessoa deve ter a formação em medicina com diploma reconhecido pelo MEC.
Após a realização da residência, o aluno deve receber o registro de especialista feito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), do estado em que irá atuar.
Como é o trabalho de um residente de pediatria?
A pessoa que optar por fazer a residência médica em pediatria terá um grande trabalho para ser feito durante sua carreira. Sendo assim, ser apaixonado por esse trabalho pode fazer uma grande diferença.
É comum que especialistas na área de pediatria possuam um carga horária pesada mas que as horas semanais sejam bem recompensadas por um salário que pode chegar a mais de R$ 14 mil reais.
Porém, vale lembrar que esse grande salário é para quem já possui uma certa experiência dentro da área de pediatria. Para quem está começando agora e possui pouco tempo de serviço, o salário, segundo o SINE (Site Nacional de Empregos), é de aproximadamente R$ 4.800,00.
Como se preparar para a prova de residência em pediatria?
Para se preparar para uma prova de residência em pediatria é necessário ter bastante foco e estipular um cronograma para que o estudo seja feito de maneira correta. Não é uma prova fácil, pois com a grande procura, a concorrência se torna muito grande nas instituições mais bem conceituadas.
Se você está procurando um curso extensivo para fazer a prova de residência em pediatria, o grupo MedCof oferece as melhores técnicas para quem quer entrar nessa área.
Quer ser avisado sempre que sair um post novo? Inscreva-se na nossa newsletter!