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domingo, 24 novembro
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Resumo sobre Desenvolvimento Neuropsicomotor

O desenvolvimento neuropsicomotor é um tema de grande relevância e complexidade, que abrange o crescimento físico e a maturação neurológica desde o início da vida. Desde a concepção, o desenvolvimento infantil começa com o cérebro ainda imaturo e em plena fase de crescimento. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro passa por um processo intenso de maturação, caracterizado pela mielinização e pela formação de novas sinapses. Essas mudanças são essenciais para a aquisição dos marcos de desenvolvimento.

O ambiente e os estímulos que a criança recebe desempenham um papel crucial nesse processo. Eles podem influenciar o desenvolvimento de maneira positiva ou negativa, moldando as capacidades sensoriais, cognitivas, de linguagem e comportamentais do bebê. 

Os primeiros dois anos de vida, conhecidos como “primeiros mil dias” (da gestação até os dois anos), são particularmente importantes. Este período é marcado por uma intensa maturação cerebral e é considerado uma janela de oportunidades para intervenções e estímulos que podem ter um impacto duradouro no desenvolvimento. A plasticidade neuronal nesse estágio é alta, o que significa que, em casos de alterações ou atrasos,  estímulos e reabilitação podem oferecer um prognóstico significativamente melhor.

Para entender o desenvolvimento neuropsicomotor, é importante conhecer o desenvolvimento infantil típico, que serve como base para comparar e avaliar o progresso das crianças nascidas a termo e sem condições neurológicas. A avaliação contínua durante as consultas é essencial para monitorar o desenvolvimento e garantir que qualquer necessidade de intervenção seja identificada e abordada adequadamente.

Avaliação do desenvolvimento

A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de uma criança é um processo abrangente que vai além dos marcos de desenvolvimento. Embora esses marcos sejam componentes importantes da avaliação, a análise do desenvolvimento cerebral da criança requer uma abordagem mais detalhada e complexa.

Um aspecto essencial da avaliação é o monitoramento do perímetro cefálico, que fornece uma indicação do crescimento cerebral. Alterações no perímetro cefálico indicam problemas no desenvolvimento cerebral e devem ser cuidadosamente monitoradas e registradas seguindo as curvas de crescimento.

Além dos marcos típicos de desenvolvimento, é crucial observar alterações fenotípicas que possam sinalizar condições genéticas. Características como fenda palpebral oblíqua, olhos afastados, baixa implantação das orelhas, fenda palatina, pescoço curto e/ou largo, e prega palmar única são sinais importantes que podem indicar condições que afetam o desenvolvimento neuropsicomotor. Para uma avaliação mais estruturada, utilizam-se escalas de triagem, como o Denver II e a Escala Bailey

A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) também considera diversos fatores que podem influenciar o desenvolvimento da criança desde o pré-natal até os eventos pós-natais e ambientais.

Durante o período pré-natal, a ausência ou incompletude do cuidado pré-natal pode impactar significativamente o desenvolvimento neuropsicomotor. A monitorização inadequada pode resultar em condições não detectadas que afetam o desenvolvimento cerebral e motor da criança.

No período neonatal, fatores como prematuridade, especialmente em casos de prematuros extremos, baixo peso ao nascer (< 2500g), asfixia perinatal, internação prolongada, infecção, hemorragias no sistema nervoso central (como peri e intraventricular) e icterícia grave são considerados como fatores de risco. 

Eventos pós-natais, como meningite, traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, convulsões e comorbidades adicionais, também desempenham um papel importante na avaliação. Essas condições podem impactar negativamente o desenvolvimento e exigem uma atenção especializada para minimizar os efeitos adversos.

Além disso, o ambiente em que a criança cresce é crucial para o seu desenvolvimento. Fatores como exposição a substâncias psicoativas, abuso, depressão materna e consanguinidade podem ter impactos no desenvolvimento neuropsicomotor. A análise desses aspectos ambientais é essencial para fornecer uma compreensão completa do contexto em que a criança se desenvolve e para garantir que as intervenções adequadas sejam implementadas.

Áreas do DNPM

Composto por 4 áreas: motor grosseiro, adaptativo ou motor fino, pessoal-social e linguagem.

Desenvolvimento pessoal social

Avalia-se interação com ambiente e relações.

Desenvolvimento linguagem

O desenvolvimento da linguagem envolve muito além das primeiras palavras, ou seja, choro, vocalização, balbucio e jargões também são considerados e, seguindo uma ordem cronológica, essas formas de comunicação vêm antes de uma fala.

Desenvolvimento motor

  • Ocorre de forma craniocaudal e proximodistal;
  • Parte das aquisições mais simples para as mais complexas;
  • As etapas são gradativas e previsíveis (anterior necessária para a próxima). Ex.: uma criança que não sentou, não ficará de pé.

Ordem do desenvolvimento motor grosseiro:

  • Fixação ocular → sustento cefálico → controle de tronco e MMS → controle do quadril → controle de MMII.

Ordem do desenvolvimento adaptativo ou fino: 

  • Preensão palmar reflexa → pega cubitopalmar → pega palmar → pega de pinça.

Tônus

  • Ao nascimento: tônus flexor em membros superiores e inferiores e hipotonia paravertebral, sem sustento da cabeça.
    • 1ºs meses: tônus flexor vai diminuindo, bebê consegue fazer extensão.
    • 2º semestre: alterna entre flexão e extensão.

Instrumento oficial de avaliação do desenvolvimento

Recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a Caderneta de Saúde da Criança é o instrumento que deve ser utilizado em consulta. Na caderneta, você encontra tabelas que devem ser usadas na avaliação do desenvolvimento de meninos e meninas com os marcos a serem levados em consideração.

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Giulia Gallucci
Giulia Gallucci
Estudante de Medicina. Entusiasta da organização e da atividade fisica.
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