16.1 C
São Paulo
domingo, 30 junho
InícioRevalidaRevalida : Saiba tudo sobre a revalidação da residência médica.

Revalida : Saiba tudo sobre a revalidação da residência médica.

O Revalida acontece após a revalidação do diploma de medicina pelo Revalida Inep, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), é responsável por regularizar o diploma de especialista.

Revalida Inep

Revalida Inep foi criado em 2011, ele consiste no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras.

O Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, é o responsável  por regularizar e validar o diploma de graduação em medicina dos candidatos participantes.

Para regulamentar o processo de revalidação da residência médica, temos a Resolução nº 8, de 7 de julho de 2005. Ela propõe que estes certificados tenham declarações equivalentes aos do Brasil, mediante a realização da revalidação do documento por instituições públicas com programas registrados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Passo a passo da revalidação da residência médica

O primeiro passo para iniciar a realização do processo de revalidação do diploma é procurar instituições públicas brasileiras que tenham o mesmo programa realizado credenciados pelo CNRM. Assim, garantindo a equivalência do programa estrangeiro ao programa de residência médica existente no Brasil por meio de semelhança ao conteúdo do currículo, carga horária e especialidades.

Dessa forma, a instituição que estiver apta, inicia-se o processo de análise do revalida no Brasil. Nesse sentindo vale informar que o processo só será realizado pela instituição na qual não tenha tido qualquer tipo de interrupção, nos últimos cinco anos.

Logo após encontrar uma instituição pública, o candidato deve entrar em contato com a secretaria da instituição para iniciar a solicitação que envolve o preenchimento de um requerimento e entrega de documentos sem esquecer do diploma de medicina.

Deste modo, a etapa seguinte é o contato da instituição com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que se responsabiliza em constituir uma comissão especialmente designada para a análise da solicitação de revalidação do certificado. Assim, a comissão recebe um prazo delimitado e limitado para concluir o processo de revalidação, para ao final dar um parecer favorável ou contrário à revalidação.

Assim, o processo é concluído e a instituição pública brasileira está liberada para seguir com o registro da revalidação por meio da emissão de um novo certificado com equivalência ao obtido no país. E juntamente, o médico obtém o registro no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica – SisCNRM

Como é a prova do Revalida?

As provas do Revalida tem sua aplicação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Ceará (UFC) e National Board Medical Examiners (NBME). Todo o processo é acompanhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Primeira fase

A primeira etapa da revalidação da residência médica, consiste em 100 questões objetivas no turno da manhã, enquanto à tarde há 5 questões discursivas. O conteúdo aborda as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.

Segunda fase

Sendo aprovados na primeira etapa, os candidatos passarão por avaliações práticas compostas por:

  • Atividade em estação clínica;
  • Avaliação de banca examinadora sobre habilidade de comunicação;
  • Raciocínio clínico;
  • Tomada de decisões.

Além disso, cada candidato terá 10 entrevistas para diagnóstico inicial em pacientes com sintomas simulados. Quando reprovado, o candidato conseguirá realizar novamente a segunda fase nas edições seguintes do exame, não sendo necessário refazer a primeira etapa.

Como foi a edição anterior da revalidação de residência médica

Na edição passada do Revalida, a primeira fase ocorreu no dia 17 de março. Além disso, a prova constituiu-se com 100 questões de múltipla escolha e 5 discursivas. Já a segunda etapa aconteceu nos dias 20 e 21 de julho de 2024, e consistiu na prova de habilidades clínicas.

Confira todos os detalhes da 2ª etapa do Revalida 2024/1!

Revalida 2024

Participar do Revalida está nos seus planos?

Então assista a live do Dr. Cavarzan para saber mais detalhes!

POSTS RELACIONADOS