
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) é a certificação que permite que médicos formados fora do Brasil possam atuar legalmente no país.
Neste texto, você vai encontrar informações sobre editais, inscrições, nota de corte, provas e dicas para se preparar.
O que é o Revalida?
O Revalida foi criado em 2011 pelo INEP (Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é o responsável por regularizar e validar esses diplomas. Ele avalia se o médico possui os conhecimentos e habilidades equivalentes aos exigidos dos formados no Brasil.
Para quem quer seguir residência médica no Brasil, a Resolução nº 8/2005 determina que certificados obtidos no exterior só têm validade se forem revalidados em instituições públicas com programas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O exame é dividido em provas teóricas e práticas, garantindo que os profissionais estejam preparados para atender a população com segurança.
Como funciona o Revalida INEP?
Para participar do processo, os profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
- Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
- Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira;
- Enviar imagem do currículo frente e verso no momento da inscrição.
Desse modo, o processo seletivo ocorre duas vezes ao ano e é dividido em duas etapas: a prova escrita e a prova de habilidades clínicas. O exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.
Passo a passo da revalidação da residência médica
O primeiro passo para iniciar a realização do processo de revalidação do diploma é procurar instituições públicas brasileiras que tenham o mesmo programa realizado credenciados pelo CNRM. Assim, garantindo a equivalência do programa estrangeiro ao programa de residência médica existente no Brasil por meio de semelhança ao conteúdo do currículo, carga horária e especialidades.
Dessa forma, a instituição que estiver apta, inicia-se o processo de análise do revalida no Brasil. Nesse sentindo vale informar que o processo só será realizado pela instituição na qual não tenha tido qualquer tipo de interrupção, nos últimos cinco anos.
Logo após encontrar uma instituição pública, o candidato deve entrar em contato com a secretaria da instituição para iniciar a solicitação que envolve o preenchimento de um requerimento e entrega de documentos sem esquecer do diploma de medicina.
Deste modo, a etapa seguinte é o contato da instituição com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que se responsabiliza em constituir uma comissão especialmente designada para a análise da solicitação de revalidação do certificado. Assim, a comissão recebe um prazo delimitado e limitado para concluir o processo de revalidação, para ao final dar um parecer favorável ou contrário à revalidação.
Assim, o processo é concluído e a instituição pública brasileira está liberada para seguir com o registro da revalidação por meio da emissão de um novo certificado com equivalência ao obtido no país. E juntamente, o médico obtém o registro no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica – SisCNRM.
Como se inscrever para o Revalida?
A inscrição ocorre por meio do site do Revalida Inep, por isso, é necessário obter um código de identificação e senha. Neste mesmo momento, o candidato precisa escolher a cidade na qual realizará a prova. Confira quais são os requisitos necessários:
- Informar o CPF e o nome completo;
- Endereço de e-mail, número de telefone fixo ou celular;
- Informar os dados da Instituição de Educação Superior Estrangeira em que se graduou e o ano de conclusão do curso;
- Diploma de graduação em Medicina ou declaração de conclusão de curso, autenticado pela autoridade consular brasileira ou Apostilamento de Haia, com reconhecimento do ministério da educação do país onde realizou o curso.
Como funcionam as provas do Revalida?
Confirmado neste ano, a FGV será a banca responsável pela aplicação das provas práticas do Revalida. A Comissão de Avaliação de Itens (CAI) e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) são as comissões responsáveis pela elaboração de itens e definição da nota de corte.
1ª etapa
A primeira fase do Revalida consiste na prova objetiva, que possui 100 questões no turno da manhã e 5 questões discursivas à tarde. O conteúdo aborda as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.
2ª etapa
Sendo aprovados na primeira etapa, os candidatos vão para a segunda fase que consiste na prova de habilidades clínicas com dez estações, abrangendo tarefas específicas das 5 grandes áreas da medicina, na qual cada estação vale 10 pontos, totalizando 100 pontos. É composta por:
- Atividade em estação clínica;
- Avaliação de banca examinadora sobre habilidade de comunicação;
- Raciocínio clínico;
- Tomada de decisões.
Ademais, cada candidato terá 10 entrevistas para diagnóstico inicial em pacientes com sintomas simulados.
A supervisão desta etapa ocorre presencialmente pelos chefes de estação e é realizada ao longo de dois dias. Logo após, ocorre a avaliação remota através de filmagens. Os avaliadores utilizam o Padrão Esperado do Procedimento (PEP), que se assemelha a um gabarito, para avaliar as filmagens de todas as estações.
Edital Revalida INEP 2025.2
O edital da 1ª etapa do Revalida INEP 2025.2, o Exame de Revalidação de Diplomas Médicos, foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os candidatos se inscreveram entre os dias 7 e 18 de julho de 2025, por meio do Sistema Revalida. Foi necessário preencher algumas informações, enviar a documentação solicitada e realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 410,00.
As provas estão agendadas para o dia 19 de outubro de 2025, em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.
Cronograma Revalida INEP 2025.2
Confira cronograma do Revalida INEP das principais datas:
Inscrições: 7 a 18 de julho de 2025
Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 7 a 18 de julho de 2025
Pagamento da taxa de inscrição (R$ 410,00): 7 a 23 de julho de 2025
Divulgação da nota de corte: 13 de agosto de 2025
Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 9 de outubro de 2025
Aplicação da prova teórica: 19 de outubro de 2025
Envio da documentação comprobatória de formação médica (diploma, certificado ou declaração): 20 a 24 de outubro de 2025
Resultado da análise da documentação comprobatória: 17 de novembro de 2025
Resultado dos recursos sobre a documentação comprobatória: 5 de dezembro de 2025
Nota de Corte do Revalida
A nota de corte da 1ª etapa do Revalida INEP 2025.2 foi de 61 pontos em um total de 100. Esse é o mínimo necessário para que o candidato seja aprovado na prova teórica e possa avançar para a segunda etapa do exame.
Nesta edição, a 1ª etapa consistiu exclusivamente em uma prova objetiva de múltipla escolha com 100 questões, cada uma valendo 1 ponto. Com isso, a nota de corte de 61 pontos equivale a 61% de acertos necessários para aprovação.
Como foram os editais anteriores?
Revalida INEP 2025.1
Na edição passada, a primeira fase foi aplicada em 23 de março de 2025. Já a segunda etapa ocorreu nos dias 19 e 20 de julho de 2025, com a prova de habilidades clínicas. A pontuação mínima exigida foi de 88 pontos na primeira fase e de 65,655 pontos na segunda fase.
Revalida INEP 2024.2
Nesta edição, a primeira fase ocorreu no dia 25 de agosto de 2024. Já a segunda etapa aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. A pontuação mínima foi de 86,659 pontos na primeira etapa e 66,148 pontos na segunda etapa
Revalida INEP 2024.1
Aqui, a primeira fase foi aplicada no dia 7 de abril de 2024. A segunda etapa aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto de 2024, com a realização da prova de habilidades clínicas. A pontuação mínima exigida foi de 84,886 pontos na primeira fase e 62,470 pontos na segunda.
Como se preparar para o Revalida INEP?
Seja um MedCoffer e prepare-se para o Revalida! Confira nosso canal no youtube e veja nosso vídeo da semana Revalida, com a Dra. Fernanda Lopes: