Revalida USP: inscrições abertas até 31/08!

Revalidação USP: inscrições abertas até 31/08!​

revalida usp

O Revalida USP é um processo de revalidação de diploma para médicos formados no exterior, oferecido pela Universidade de São Paulo desde 2018, e se processo leva um ano para conclusão, em média. Entenda melhor como funciona:

Sumário

Visão Geral

O processo de revalidação de diplomas estrangeiros da USP não possui edital ou cronograma de etapas de seleção. As datas são determinadas de acordo com o acordado com o candidato, via e-mail.

 

As inscrições para o Revalida USP 2022 já estão abertas e vão até o dia 31 de agosto de 2022, podendo ser realizada através do Sistema para Revalidação. Para sua efetivação, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 2.130,00 após a aprovação dos documentos solicitados.

 

A instituição realizará a análise da carga horária e grade curricular da graduação realizada no exterior, além de outros documentos, como:

  • Histórico escolar;
  • Diploma;
  • Documento de identidade para brasileiros / Registro Nacional de Estrangeiro / Registro Nacional Migratório ou passaporte válido;
  • Certidão de casamento, para aqueles candidatos que tiveram alteração de nome após a expedição do diploma;
  • Requerimento de solicitação de revalidação.

 

O candidato pode ter sua solicitação negada caso sua graduação não seja equivalente aos cursos oferecidos pela USP-SP ou USP-RP e/ou possua carga horária abaixo da mínima exigida pelo Conselho Nacional de Educação, que é de 7.200 horas.

 

 

Etapas do Revalida USP

O Revalida USP é composto por 4 etapas, sendo essas:

  • 1ª etapa – Inscrição;
  • 2ª etapa – Análise da graduação do candidato;
  • 3ª etapa – Prova teórica abordando as áreas de Cirurgia, Clínica Médica, Medicina Legal e Ética Médica, Medicina Preventiva, Moléstias Infecciosas, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria;
    • Após a aprovação na prova teórica, que ocorre se o candidato tirar uma nota igual ou maior que 5, ele é direcionado para a etapa seguinte;
  • 4ª etapa – Prova prática, possuindo o mesmo conteúdo programático da etapa anterior.
    • Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deverá tirar nota maior ou igual a 5, assim como na etapa anterior.

 

Ao final desse processo, o candidato terá uma nota final composta pela média das notas de cada examinador da comissão examinadora das provas – sendo no mínimo 3 examinadores. Se o candidato for reprovado, haverá a possibilidade de solicitação de recurso, porém em caso do recurso não ser aceito, o candidato não poderá realizar o processo novamente.

 

Caso o candidato seja aprovado, ele seguirá para o registro do diploma – que exige o pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00 – levando em média 30 dias para sua finalização.

 

É importante mencionar que a USP oferece a possibilidade de solicitação de isenção de ambas as taxas presentes no processo apenas para refugiados residentes em São Paulo e que tenham documentação comprovatória desta situação.

 

 

 

Confira as aulas gratuitas e demais conteúdos disponíveis no nosso canal do YouTube!

Edital TEGO 2024, ginecologia e obstetrícia, tego 2023, prova tego, tego medicina, febrasgo, tego 2024, prova tego 2024,
Edital TEGO 2024

Edital TEGO 2024: A Febrasgo publicou o edital para a prova de Título deste ano. Inscrições estarão abertas até o dia 23 de abril.

Leia mais »