22.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioResidência MédicaRevistas não Indexadas para publicação de Artigo Científico

Revistas não Indexadas para publicação de Artigo Científico

Nesse post exclusivo do BlogMedcof, trouxemos Indicações de Revistas não Indexadas para publicação de Artigo Científico.

Texto escrito por Kiara Adelino Pinto, acadêmica de Medicina Facisc Quixeramobim.

Mas, o que são revistas indexadas?

O conhecimento na produção científica acadêmica precisa passar por criteriosas avaliações para que sejam considerados com credibilidade e qualidade pela parcela estudantil e pesquisadora. Além disso, os produtores as pesquisas científicas buscam um maior alcance para os resultados encontrados, a fim de expandir o acesso à informação. Com base nesses objetivos, muitos editores buscam formas para alavancar o potencial de suas edições, e uma delas é a indexação em bases de dados, diretórios, repositórios e portais, ambientes que permitem reunir a informação em um único lugar, facilitando o trabalho do pesquisador na busca por informações específicas ao seu estudo.

Os indexadores podem ser multidisciplinares ou temáticos, nacionais ou internacionais e suas características estão relacionadas ao objetivo e ao público-alvo que pretendem atingir. Em sua maioria, os indexadores apresentam uma lista de exigências para aceitar uma publicação em seu banco de dados relacionadas ao formato da revista, gestão editorial, conteúdo, sistema de avaliação, entre outras.

Quais as Indexadas mais usadas?

As bases mais usadas pelos pesquisadores e que respondem aos critérios avaliados (no total 19 mais recorrentes) são: BIOSIS; CABI; CLASE; DOAJ.; EBSCO; HAPI; LATINDEX; LILACS; MEDLINE; MLA; REDALYC; SCOPUS; SciELO;SUMARIOS; WEB OF SCIENCE.

Quais Não Indexadas mais recomendadas?

Dentro da análise própria do pesquisador da veracidade, qualidade e confiabilidade do conteúdo do documento científico, certas revistas brasileiras podem disponibilizar fontes de conhecimento muito pertinentes. A seguir, estão listadas algumas revistas válidas nos estudos científicos, que podem se incluir no processo de pesquisa:

  • Ciência e Saúde Coletiva
  • Academia Brasileira de Ciências
  • Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
  • SIBi Portal de Revistas
  • Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde

Dentre as revistas internacionais que também podem avaliar-se diante de uma pesquisa científica podemos citar:

  • The Lancet
  • Science
  • The New England Journal of Medicine
  • Scientific American
  • Genetics and molecular research

Por que usá-las?

Essas revistas são, além das indexadas, importantes fontes de conhecimento, e, as citadas acima podem auxiliar na atualização de aprendizados médicos e no processo de pesquisas científicas.

O método que te aprova

Portanto, se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência médica, então conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Assim, confira abaixo uma das aulas exclusivas do nosso Curso Extensivo:

POSTS RELACIONADOS