A rinite alérgica é uma condição comum que afeta milhões de pessoas, por isso você vai se deparar com esta condição e precisa ter conhecimento sobre as opções terapêuticas.
Resumo
Definição de rinite
A rinite é uma doença inflamatória da mucosa nasal mediada por IgE, caracterizada por sintomas como coriza, espirros, congestão nasal e prurido, assim a condição pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.
Tratamento da rinite
Orientações para o tratamento da rinite
É extremamente importante orientar o paciente sobre medidas de higiene ambiental evitando os alérgenos que desencadeiam a crise.
Algumas das medidas são:
- Uso de acaricidas;
- Capas protetoras em colchões e travesseiros;
- Sistemas de filtro de ar tipo HEPA;
- Evitar animais de estimação;
- Manter quartos livres de poeira;
- Evitar cortinas e tapetes, bem como itens que podem acumular poeira e ácaros, como bichinhos de pelúcia em quarto de crianças;
- Estimular atividade física.
Salina isotônica
A Lavagem ou irrigação nasal deve ser orientada para TODO paciente com rinite alérgica, independentemente da idade.
Anti-histamínicos orais
Os antihistamínicos são uma classe comumente prescrita para o tratamento da rinite alérgica, estão associados à melhora da coceira, espirros e rinorreia, especialmente.
Preferimos os anti-histamínicos de segunda geração por ter efeito menos sedativo, a Loratadina é uma medicação desta classe disponível no SUS.
Corticoesteroides nasais
São frequentemente associados à terapia anti-histamínica e possuem um efeito melhor no controle de sintomas como congestão e rinorreia.
Geralmente começam a fazer efeito após 1 semana de uso, e são a terapia de manutenção mais eficaz para rinite, com ótima tolerância e poucos efeitos colaterais.
Os mais utilizados são a Budesonida, furoato de fluticasona e furoato de mometasona.
Antileucotrienos
Possuem ação bloqueando a atividade eosinofílica, usados geralmente para casos refratários, demonstrando melhora da frequências das crises após uma semana de uso. Assim sendo, o seu principal representante é o Montelucaste.
Imunoterapia
Por fim, a imunoterapia é uma opção de tratamento eficaz para a rinite alérgica, a única forma de mudar o curso da doença. Está indicado quando as medidas anteriormente citadas possuem pouco efeito no controle dos sintomas.
Consiste na administração gradual de doses crescentes de alérgenos específicos, com o objetivo de diminuir a sensibilidade do sistema imunológico às substâncias desencadeadoras da alergia.
Um estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology demonstrou que a imunoterapia é capaz de reduzir os sintomas da rinite alérgica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes a longo prazo.
Além disso, é importante ressaltar que o tratamento da rinite alérgica deve ser individualizado, levando em consideração a gravidade dos sintomas e a presença de comorbidades.
E aí, conseguiu revisar sobre os principais pontos da rinite alérgica? Continue nos acompanhando no Blog e fique por dentro das principais atualizações da área médica.
Conquiste a aprovação
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024.