Reading Time: 4 minutes

Rotina de estudos para estudantes de medicina: 10 dicas para aumentar seu desempenho

Passar no vestibular de medicina não é fácil, mas essa que pode parecer uma fase difícil é apenas o começo. Ao ingressar no curso de Medicina o estudante será apresentado a novos conceitos e terá muito o que aprender durante esses anos de estudo, por isso criar uma rotina de estudos é importante para se organizar e conseguir conciliar o estudo com estágio ou emprego.

rotina de estudos
Saiba como melhorar sua rotina estudos.

Quais são os benefícios de montar uma rotina de estudos? 

Para montar uma rotina de estudos eficiente é importante o estudante analisar o seu dia a dia e principalmente o seu tempo disponível. Criar rotina de estudos mirabolantes e que não condizem com a sua necessidade é uma tentativa que se mostra ineficaz para cumprir os objetivos e provavelmente será abandonada em pouco tempo. 



Como montar uma rotina de estudos? 

Criar um cronograma de estudos que possa abranger os conteúdos que se deseja aprofundar, mas com intervalos de descanso é importante. Nesse cronograma é essencial estabelecer metas e objetivos. Atualmente é possível comprar planners já prontos e que podem ser personalizados, mas para aqueles que desejam ter esse planejamento na palma da mão também existem aplicativos em celulares que ajudam a organizar essa rotina de estudos. 

 

Confira dicas para estudar e criar uma rotina de estudos que ajude a melhorar o seu desempenho acadêmico, pois engana-se quem acha que apenas as horas dentro da faculdade são o suficiente para absorver todo o conteúdo necessário para se formar. Algumas horas de estudo fora da universidade também são importantes para aprender e colocar em prática os ensinamentos. 

 

Procure um lugar de estudos adequado

Tão importante quanto o conteúdo que você está aprendendo é o ambiente em que você está estudando. Procure ambientes tranquilos e silenciosos que não possuam muitas distrações, principalmente tecnológicas, que são fáceis de se entreter e esquecer a rotina de estudos. Tente se concentrar ao máximo durante essas horas de estudo que ajudarão no foco e na absorção do conteúdo. 

 

Crie um cronograma de estudos objetivo 

Planeje todas as matérias que deseja estudar e seus objetivos, tentar intercalar as matérias que você possui mais facilidade com as que você tem mais dificuldade pode ajudar, além de intercalar assuntos diferentes.

 

Tentar criar o hábito de estudar no mesmo horário pode facilitar a vida do estudante, pois ao criar uma rotina de estudos, essas atividades podem se tornar algo comum e deixar de demandar tanto esforço.

 

Crie resumos de estudo 

Após dedicar um tempo estudando determinado assunto é importante criar resumos que possam te auxiliar no futuro com consultas rápidas que destaquem os pontos principais para relembrar o assunto, esse resumo também pode ajudar a fixar melhor o conteúdo.

 

Busca ativa de conteúdo pós aula 

Professores constantemente indicam conteúdos a serem lidos e assistidos para complementar os ensinamentos da aula. Anotar e aproveitar essas dicas podem ser essenciais para uma melhor absorção do conteúdo e ainda possibilita estar preparado para as próximas aulas. 

 

Cursos de extensão 

Algumas universidades oferecem cursos de extensão que podem ser parecidos com aulas extras sobre determinados assuntos. São aulas ministradas geralmente fora do horário de aula, mas que podem ser um complemento à formação. Algumas universidades oferecem horas complementares nesses cursos e são certificados que podem ser anexados em currículos comprovando que o estudante passou por aulas específicas e possui habilidades e competências em determinado assunto. 

 

Crie um grupo de estudos 

Estudar fora da aula com seus colegas de turma e com alunos de outros semestres pode ser muito benéfico devido a troca de conhecimentos, ajuda na rotina de estudos e é mais tranquilo para o estudante que pode realizar esses encontros em um ambiente, talvez, mais tranquilo e descontraído. Esses grupos de estudos podem ser feitos inclusive de forma online, aproveitando para conhecer outros alunos e profissionais de saúde de outras localidades. 

 

Prova como ensinamento 

Mesmo em provas que o estudante tenha obtido boas notas é possível tirar proveito analisando a elaboração das questões e quais indicativos ajudariam a melhorar as respostas ou acertar aquelas que não foram respondidas adequadamente.

 

Aproveite as aulas práticas 

Para muitos estudantes as aulas práticas são as mais esperadas, pois essa é a oportunidade de exercer todo o seu conhecimento teórico, mas essas aulas exigem mais dedicação e comprometimento do estudante. Geralmente essas aulas podem ocorrer em ambientes reais ou que simulem situações reais de centros de saúde. Aproveitar cada momento e oportunidade de perguntar e aprender pode ajudar futuramente na residência ou quando esse estudante já estiver exercendo a profissão.

 

Usufrua de todos os benefícios do estágio 

Nos últimos dois anos do curso de medicina o estudante tem como obrigação cumprir horas de estágio. Essa atividade obrigatória tem como objetivo preparar o estudante para exercer sua profissão e exige preparo técnico e responsabilidade por parte dos alunos. Aproveite que está em um ambiente de aprendizado prático, converse e observe todas as situações ao seu redor. 

 

Mantenha-se saudável 

Apesar de ser importante estudar e focar em seus objetivos, não é somente isso que irá melhorar o seu desempenho acadêmico. Aproveitar os momentos de lazer e cuidar da sua saúde física e mental é tão importante quanto estudar. 

 

 

 

 

 

Conheça os cursos oferecidos pelo grupo MedCof. Temos as melhores soluções para te preparar para as provas de residência médica nas melhores instituições do Brasil.

 

 

 

 

Quer ser avisado sempre que sair um post novo? Inscreva-se na nossa newsletter!