23.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioPreventivaSaiba sobre o conceito e classificações do Estudo Transversal

Saiba sobre o conceito e classificações do Estudo Transversal

A classificação dos estudos epidemiológicos e suas respectivas explicações podem ser encontradas aqui. Ao compreender essas classificações, você terá uma visão mais ampla do conceito do estudo abordado neste texto.

Para uma rápida compreensão das diferentes classificações dos estudos epidemiológicos, apresentamos abaixo um mapa mental que sintetiza e organiza visualmente essas categorias.

Conceito

Individuado → Observacional → Transversal

O estudo transversal é um tipo de pesquisa epidemiológica que coleta informações sobre exposição e desfecho a nível individual em um único momento. Utiliza-se este método com finalidade descritiva e também para levantar hipóteses de associação.

Assim, entre as principais vantagens do estudo transversal, podemos destacar: 

  • É relativamente barato e rápido de executar;
  • É eficaz para determinar a prevalência de condições na população; 
  • Oferece uma boa descrição das características da população estudada;
  • É particularmente útil para o estudo de doenças crônicas; 
  • Permite levantar hipóteses e estabelecer associações entre variáveis.

No entanto, o estudo transversal também apresenta algumas desvantagens. Nesse sentido, a principal limitação é que não permite estabelecer relações de causalidade e, além disso, não é adequado para o estudo de doenças agudas ou de curta duração, pois pode não capturar adequadamente essas condições no momento único da coleta de dados.

Logo, o estudo epidemiológico transversal é um tipo de pesquisa observacional que analisa dados de um grupo populacional em um único ponto no tempo. Usa-se este método, frequentemente, para avaliar a prevalência de condições de saúde ou fatores de risco em uma população específica. Ele permite a coleta de dados sobre a saúde e as características demográficas dos participantes simultaneamente, mas não é capaz de estabelecer relações de causa e efeito. Os estudos transversais são úteis para gerar hipóteses que podem ser exploradas em pesquisas futuras mais detalhadas.

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Giulia Gallucci
Giulia Gallucci
Estudante de Medicina. Entusiasta da organização e da atividade fisica.
POSTS RELACIONADOS