21.5 C
São Paulo
quarta-feira, 06 novembro
InícioNotíciasSeis pacientes testam positivo para HIV após transplante de órgãos no RJ

Seis pacientes testam positivo para HIV após transplante de órgãos no RJ

Confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), seis pessoas que aguardavam na fila do transplante da Secretaria, receberam órgãos infectados pelo HIV de 2 doadores. Segundo o governo do estado, o erro foi em 2 exames do PCS Lab Saleme, laboratório privado contratado pela SES-RJ.

O caso está sendo investigado pela SES-RJ, pelo Ministério da Saúde, Ministério Público do RJ (MPRJ), Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina (Cremerj). Confira!

Os transplantes realizados

As investigações ocorreram após um paciente, que recebeu um transplante de coração, apresentar sintomas neurológicos. Ele procurou o hospital e testou positivo para HIV. Desse modo, o transplante ocorreu em janeiro de 2024 e até então, o paciente não possuía o vírus. A partir desse caso, as autoridades revisaram todo o processo e identificaram dois exames feitos pelo PCS Lab Saleme.

Em janeiro de 2024, o registro indicava que a coleta de rins, fígado, coração e córnea doados, não testavam reagente para HIV. Porém, uma amostra de todo órgão doado é guardada e a SES-RJ fez uma contraprova do material, identificando o HIV.

Em outubro, outro paciente apresentou sintomas neurológicos e teve diagnostico com HIV. Ao cruzar as informações, identificaram outro exame incorreto realizado pelo PCS Lab Saleme referente a uma doadora em 25 de maio de 2024.

Erro dos órgãos doados

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, o erro aconteceu após falhas na realização de dois exames pelo PCS Lab Saleme, uma unidade privada localizada na Baixada Fluminense. O serviço privado foi contratado após um processo de licitação emergencial solicitado pela SES-RJ em dezembro de 2023. O contrato, no valor de R$ 11 milhões, tinha como objetivo realizar a sorologia de órgãos doados para a Secretaria.

Ainda, a Anvisa descobriu que o PCS não tinha kits para realização dos exames de sangue nem apresentou documentos comprovando a compra dos itens, o que levantou a suspeita de que os testes podem não ter sido feitos e que os resultados tenham sido forjados.

Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, município no qual localiza-se o PCS, o laboratório contratado pelos exames nos doadores de órgãos infectados com HIV foi interditado no dia 10 de outubro, pela Anvisa.

O que dizem os envolvidos

Nota do Ministério da Saúde

De acordo com uma nota divulgada à imprensa, a pasta manifestou seu completo apoio aos pacientes e suas famílias. Ainda, garantiu que o assunto está sendo tratado com seriedade. Assim, o Ministério da Saúde adotou, de forma imediata, as seguintes medidas:

  1. O MS solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS Saleme/RJ, cuja unidade operacional fica no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC; 
  2. Determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro voltasse a ser feita exclusivamente pelo Hemorio, utilizando o teste NAT; 
  3. Ordenou a retestagem do material de todos os doadores de órgãos feitas pelo Laboratório PCS Saleme/RG, a fim de identificar possíveis novos casos falso-negativos;
  4. Determinou que o grupo de pacientes receptores de transplantes de órgãos dos doadores infectados, bem como seus contatos, recebessem total atendimento especializado; e 
  5. Determinou a instalação de auditoria urgente pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS – no sistema de transplante do Rio de Janeiro, e a apuração de eventuais irregularidades na contratação do referido laboratório, dentre outras providencias. 

Nota da Secretaria de Saúde

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES) considera o caso inadmissível. Uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados e, imediatamente, foram tomadas medidas para garantir a segurança dos transplantados.

O laboratório privado, contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, teve o serviço suspenso logo após a ciência do caso e foi interditado cautelarmente. Com isso, os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio.

A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório.

Uma sindicância foi instaurada para identificar e punir os responsáveis. Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias.

Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no Estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”.

Nota do PCS Lab

“O laboratório PCS Lab abriu sindicância interna para apurar as responsabilidades do caso envolvendo diagnósticos de HIV em pacientes transplantados ocorridos no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um episódio sem precedentes na história da empresa, que atua no mercado desde 1969.

O laboratório informou à Central Estadual de Transplantes os resultados de todos os exames de HIV realizados em amostras de sangue de doadores de órgãos entre 1º de dezembro de 2023 e 12 de setembro de 2024, período em que prestou serviços à Fundação de Saúde do Governo do Estado. Nesses procedimentos foram utilizados os kits de diagnóstico recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O PCS Lab dará suporte médico e psicológico aos pacientes infectados com HIV e seus familiares; e reitera que está à disposição das autoridades policiais, sanitárias e de classe que investigam o caso.”

Prepare-se conosco!

Quer se preparar para as provas de residência médica de 2025? Então prepare-se com o Grupo MedCof e confira o vídeo no qual nossos especialistas tiram dúvidas sobre as principais residências!

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 3° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS