O que nos permite identificar uma meningite, conheça os Sinais meníngeos.
Sumário
Os sinais meníngeos são importantes sinais semiológicos que podem ser identificados através da realização de determinados movimentos. A presença de sinais meníngeos nos permite identificar uma meningite.
📖 Meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (meninges).
A apresentação dos sinais meníngeos dependem da gravidade do processo infeccioso e devem ser realizadas com o paciente em posição supina.
Sinal De Kernig
Com o paciente em decúbito dorsal, devemos segurar a coxa do paciente e flexionar sobre o quadril. Após isso, deve-se esticar a perna pra cima. A outra perna deve permanecer esticada.
Consideramos o teste positivo se, ao esticar a perna para cima, o paciente realizar flexão involuntária da cabeça, relatar dor ou limitação.
⚠️ O teste deve ser realizado nas duas pernas.
Sinal De Brudzinski
Devemos posicionar a mão abaixo da cabeça do paciente e flexionar o seu pescoço. Consideramos o teste positivo se ocorrer flexão espontânea de quadris e joelhos bilateralmente.
SINAL DE LASÈGUE
⚠️ Principal sinal semiológico para detecção de compressão radicular.
Devemos posicionar o paciente em decúbito dorsal e estender sua perna. O teste é considerado positivo quando há dor que irradia para o membro que está sendo examinado..
⚠️ O teste deve ser realizado nas duas pernas.
Anota todas as dicas e continua ligado no nosso blog para aprender sempre mais!
O método que te aprova
Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira trajetória de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:
https://www.youtube.com/watch?v=YbimP51Iir0&t=3s