23.4 C
São Paulo
quinta-feira, 04 julho
InícioCarreira MédicaTorção testicular: quando suspeitar e como manejar?

Torção testicular: quando suspeitar e como manejar?

torção testicular medcof

Entenda os procedimentos a serem tomados em caso de torção testicular, que faz parte das hipóteses diagnósticas na suspeita de escroto agudo.

Sumário

⚠️ Lembre-se: Escroto agudo é uma emergência urológica caracterizado por dor intensa, de aparição brusca e irradiação ascendente na bolsa escrotal, podendo ser acompanhada por edema, náuseas, vômitos, alterações miccionais e febre.

Comumente conhecida como torção testicular, a torção do funículo espermático tem maior incidência na infância, com pico aos 14 anos. Dessa forma, o quadro clínico é caracterizado por dor abrupta e unilateral em testículo. A torção do testículo geralmente ocorre durante o sono.

Comumente conhecida como torção testicular, a torção do funículo espermático têm maior incidência na infância, com pico aos 14 anos. O quadro clínico é caracterizado por dor abrupta e unilateral em testículo. Geralmente, ocorre durante o sono.
(Fonte: Google imagens)

O funículo espermático é responsável pela comunicação do testículo com os elementos da cavidade abdominal, como artérias, veias e ducto eferente. Portanto, a presença de torção é considerada uma emergência, pois, se não resolvida em até 4-6 horas, pode resultar em necrose testicular.

Clínica da torção testicular

 

Diante da suspeita de torção do testículo, devemos realizar exame físico minucioso, buscando alguns sinais semiológicos. Além disso, devemos avaliar a presença de edema, hiperemia, alteração de temperatura e dor à palpação.

 

SINAL DE BRUNZELtestículo em posicionamento mais alto
SINAL DE ANGELLtestículo em posicionamento horizontal
SINAL DE PREHNmelhora ou piora da dor à elevação manual do testículo acometido

Na torção testicular, podemos encontrar o sinal de Brunzel e Angell. Entretanto, o sinal de Prehn é negativo, ou seja, não há melhora ou piora da dor à elevação manual do testículo acometido!

Como conduzir uma suspeita de torção testicular?

 

O diagnóstico da torção testicular é iminentemente clínico. Sendo assim, pode ser confirmado por meio da ultrassonografia com doppler.

⚠️ É importante ressaltar que a indisponibilidade ou demora do exame de imagem não deve atrasar a conduta!

A conduta principal, nesses casos, é realizar analgesia e encaminhar o paciente para avaliação da cirurgia geral!

Na presença de testículo viável (sem necrose), optamos pela orquidopexia bilateral, que é a fixação dos testículos. Porém no caso de testículo inviável, realizamos a orquiectomia do lado acometido e a orquidopexia contralateral.

Use a metodologia do Grupo MedCof e conquiste sua aprovação !

Conheça o grupo MedCof, avalanque seus estudos e conquiste a sua aprovação. Clique no link para acessar nosso site e fazer parte do nosso time de mais de 10 mil aprovados. 

Grupo MedCof
Grupo MedCof
Tendo aulas baseadas em questões, + de 115 subespecialistas disponíveis e uma metodologia única, você pode se juntar ao nosso time que conta com mais de 10 mil ...
POSTS RELACIONADOS