21.7 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioPreventivaTreine com questões sobre vigilância epidemiológica

Treine com questões sobre vigilância epidemiológica

Contextualizando

A vigilância epidemiológica é um processo contínuo que busca coletar, analisar e interpretar dados sobre a ocorrência de doenças e agravos à saúde em uma determinada população. O objetivo principal é identificar fatores de risco, monitorar a disseminação de doenças e propor medidas de prevenção e controle. 

Com ela, podemos identificar rapidamente o surgimento de doenças e, assim, tomar medidas para conter a propagação, além de monitorar a evolução de doenças crônicas e avaliar a eficácia de programas de saúde (como vacinação). Os dados fornecidos por essa vigilância nos permite tomar decisões sobre políticas de saúde pública (como a alocação de recursos e a definição de prioridades). 

Essas razões justificam a ampla abordagem dessa temática em provas de residência médica. Muitos alunos não gostam dessa temática pois acham as questões longas e confusas, então vamos analisar algumas para guiar vocês na resolução rápida delas. 

Questões

Residência Médica EBSERH (ENARE) 2022

1 – Luís é médico rural em uma área de difícil acesso na região amazônica. Responsável pelo cuidado à saúde de ribeirinhos, vem acompanhando, ao longo dos últimos anos, o agravamento progressivo dos períodos de seca na região, antigamente raras, com impactos diretos e significativos na subsistência e no transporte daquelas populações. Essa mudança climática coincide com o avanço do desmatamento na região. Diante do caso e considerando os conceitos relacionados à Vigilância Ambiental e às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, assinale a alternativa correta:

a) Luís deve se manter distante dos aspectos relacionados à realidade socioambiental da comunidade, uma vez que seu engajamento nessas questões pode comprometer seu juízo clínico.
b) O problema identificado foge da governabilidade de Luís, cuja formação é clínica e, portanto, deve estar fora do seu escopo de atuação.
c) A seca é um fenômeno climático natural e independente, portanto sem relação com o estado de saúde de indivíduos e comunidades.
d) Luís deve se responsabilizar por encontrar a solução ao problema apresentado, já que é o responsável pela saúde daquela comunidade.
e) Os efeitos da seca na saúde da comunidade devem gerar uma reação empática de Luís, na busca de soluções compartilhadas para a preservação do meio ambiente.

Apesar de longa, a resolução da questão é bem simples. Entender o contexto ao qual o paciente é primordial, segundo as Diretrizes Curriculares de Graduação de Medicina, para que Luís possa manter a integração e interdisciplinaridade com coerência às dimensões biológica, psicológica, sociais e ambientais. Por isso, Luís deve se manter ligado aos aspectos da região, entender a relação da seca com o desmatamento e, então, direcionar seus conhecimentos para que autoridades responsáveis pela saúde na região possam trabalhar pela sociedade. Por isso, o gabarito dessa questão é o ITEM E.

UFC – Residência Multiprofissional 2022

2 – No dia 12 de junho de 2018 foi instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio da Resolução n° 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A PNVS é um documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde nas três esferas de gestão do SUS, caracterizado pela definição das responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias dessa vigilância. De acordo com a PNVS, define-se como “Vigilância em Saúde Ambiental”:

a) O conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde.
b) Os processos geradores quanto às características das populações e territórios que possuem maiores dificuldades em absorver os impactos decorrentes de diferentes e variados graus de eventos de risco.
c) Um conjunto articulado de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
d) Acesso às ações, serviços e produtos seguros e eficazes, indispensáveis para as necessidades de saúde da população, objetivando promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
e) O processo de controle e publicação de indicadores que controlam a ocorrência de evento adverso ou inesperado, que cause doença, danos à saúde ou morte em um ou mais membros da população, em determinado lugar, num dado período de tempo.

A questão cobra conceitos básicos que devemos ter sempre memorizadas! A opção A versa exatamente a definição de Vigilância em Saúde Ambiental. O item B é a definição do conceito de vulnerabilidade. O item C descreve a integralidade da atenção. O item D está relacionado também à integralidade. Por fim, o item E nos expõe a responsabilidade da Vigilância Epidemiológica (controle) e dos Sistemas de Informação em Saúde (publicação de indicadores).

Conquiste a aprovação

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2024/2025!

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS