A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição em que um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda do corpo, geralmente nas pernas. Esse coágulo pode obstruir o fluxo sanguíneo e causar diversos problemas de saúde. Sendo assim, a TVP ocorre quando há uma combinação de fatores que aumentam a probabilidade de formação de coágulos, como:
- Lentificação do fluxo sanguíneo: acontece durante longos períodos de inatividade, como viagens longas ou após cirurgias.
- Lesão nas paredes das veias: causada por traumas, inflamações ou outras condições médicas.
- Aumento da coagulação sanguínea: devido a fatores genéticos, uso de certos medicamentos ou condições médicas como o câncer.
Quais são os sintomas?
O paciente vítima da TVP pode apresentar vários sintomas, nem sempre presentes concomitantes, como:
- Dor: geralmente na perna, mas pode ocorrer em outras áreas.
- Inchaço: na perna afetada.
- Vermelhidão: na pele da perna.
- Sensação de calor: na área afetada.
Curiosidade: existem casos de pacientes sem sintoma algum!
Como os riscos de o coágulo se desprender e viajar para os pulmões é alto, causando uma embolia pulmonar, A TVP deve ser diagnosticada com brevidade por meio de:
- Ultrassonografia;
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada.
Para terminar de resumir essa condição, precisamos falar um pouco do tratamento da TVP, que busca prevenir a formação de novos coágulos, dissolver os coágulos existentes e prevenir complicações. Os tratamentos mais comuns incluem:
- Medicamentos Anticoagulantes
- Meias de compressão
- Filtração da veia cava
Questões sobre TVP
Perguntando sobre a origem dela até as complicações advindas, as questões sobre TVP de provas para as residências cirúrgicas são muito frequentes! Vamos ver alguns exemplos abaixo:
RS – Associação Médica do Rio Grande do Sul 2021
1- A respeito de Trombose Venosa Profunda (TVP), assinale a alternativa correta:
a) Trombose isolada de veias da panturrilha traz risco menor de embolia pulmonar que a trombose de vasos mais proximais, como a veia femoral.
b) A principal complicação da TVP é a síndrome pós-trombótica.
c) A principal causa de morte na embolia é a hipoxemia por hipoventilação pulmonar.
d) Um achado bastante frequente no ECG em pacientes com TEP é o padrão S1Q3T3.
GO – Universidade Federal de Goiás 2021
2 – A trombose venosa profunda (TVP) maciça de membro inferior, que evolui com comprometimento do fluxo arterial e risco de amputação, é conhecida como:
a) Doença arterial obstrutiva periférica.
b) Síndrome de Cockett.
c) Flegmasia cerúlea dolens.
d) Síndrome de May-Thurner.
Questão simuladora do QBank
3 – A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma complicação que acomete muitos pacientes cirúrgicos. Sobre essa patologia, assinale a alternativa correta:
a) O exame físico tem alta acurácia no diagnóstico.
b) Ultrassom doppler é o método não invasivo de escolha para diagnóstico.
c) Neoplasia não é fator de risco para desenvolvimento de TVP.
d) Flebografia é o padrão-ouro para diagnóstico e sua realização não implica riscos ao paciente.
e) A Dosagem de Dímero D está indicada para pacientes com alta probabilidade de TVP.
Gabarito
Vamos analisar juntos cada questão para achar o gabarito, ok?
- Podemos ver que a letra A é a correta pois a maioria dos êmbolos se origina das veias próximas dos membros inferiores realmente. A letra B está incorreta pois entre os estudos mais atuais, a incidência dessa complicação é de 20-80%, ou seja, bastante incerta. A Letra C está incorreta pois a maioria das mortes por TEP ocorre devido choque e tromboembolismo venoso recorrente e não hipóxia.Por fim, a D está incorreta pois esse padrão, apesar de específico, não é comumente encontrado (na verdade é a taquicardia sinusal).
- Essa é uma questão bastante específica que nos demanda conhecimentos sobre a flegmasia cerúlea dolens, uma das complicações mais graves da TVP. Já de cara, anulamos a letra A pois a DAOP é uma doença arterial, enquanto a TVP é venosa. A letra B também está incorreta, pois a Síndrome de Cockett se manifesta com tromboses de repetição em MIE, não TVP. A letra C é nosso gabarito, pois ela consiste em gangrena venosa por isquemia secundária ao aumento de pressão em gangrena venosa por isquemia secundária ao aumento de pressão pós-capilar. Para finalizar, a letra D está incorreta pois esse é apenas outro nome para síndrome de Cockett.
- De primeira, a letra A está incorreta, porque, como vimos no resumo, o diagnóstico é feito com exames de imagem. Porém, vemos como a letra B é nosso gabarito, estando completamente correta quando diz que esse é um bom exame (por não ser invasivo e bastante sensível), apesar de não ser o padrão ouro. A letra C está incorreta pois os processos neoplásicos são sim fatores de risco para TVP. A letra D erra ao dizer que não existem riscos, sendo esses sangramentos, lesões vasculares e reações de contraste). Finalmente, a letra E está incorreta pois o dímero é contraindicado devido a baixa especificidade.
Conquiste a aprovação
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2024/2025!